Missa, Encerramento da Novena e Vigília de Pentecostes – 19 de maio de 2018

Pentecostes: a festa do Espírito Santo

“A festa agrícola que celebrava a colheita passou a ser a festa da Lei depois que Deus enviou os 10 mandamentos a Moisés e, no Novo Testamento, tornou-se a festa da descida do Espírito Santo”. Assim Padre Denzil Crasta explicou a história do Pentecostes.

As leituras desta festa trazem ainda mais significados. Lucas, na primeira leitura, narra que os discípulos estavam reunidos quando começou uma forte ventania, apareceram línguas de fogo e os sinais do Espírito Santo se manifestaram: os apóstolos falaram em línguas diferentes e todos entendiam. “Essa passagem remonta ao Antigo Testamento, a Torre de Babel, quando todos falavam e ninguém se entendia. Lucas quer dizer que recebemos uma nova lei de Deus escrita no coração dos discípulos. A nova lei é o Espírito Santo”, disse o pároco.

Já no Evangelho do dia, Jesus é quem sopra o Espírito da vida sobre os apóstolos reunidos. Padre Denzil esclarece que receber o Espírito Santo traz consequências: perdoar os pecados. “Se a Igreja não leva a mensagem do amor e da misericórdia pelo mundo, as pessoas não terão seus pecados perdoados. Por isso, essa é a missão dos discípulos, anunciar o evangelho”.

Por fim, o padre frisou a importância de prestar atenção à “sequência” rezada nesta data especial, a qual percorre o caminho do batismo até a morte com os sete dons do Espírito. “Assim, devemos sempre rezar para que o Espírito Santo inunde nossas vidas com os sete dons e nos ajude a vencer obstáculos como o ciúme, o orgulho. Como diz Paulo, na segunda leitura, há vários dons, mas um só Espírito. É ele que nos traz para junto do corpo de Cristo. Ele é a cabeça e nós o corpo”, explicou o padre.

Após a Santa Missa, foi realizado o encerramento da Novena de Pentecostes nas quadras, cujo tema foi “O Espírito promove a liberdade”. Muito louvor, orações e uma linda pregação sobre o tema “Maria cheia do Espírito Santo”, baseada no texto bíblico Lc 1, 30-45 e proferida pelo pregador Carlos, da Paróquia Santa Terezinha, de Taguatinga.

Para encerrar a noite, os presentes fizeram Adoração a Jesus Sacramentado, na Vigília em preparação para o dia de Pentecostes, recebendo a bênção do Santíssimo Sacramento conduzida pelo nosso Pároco Pe. Denzil.

Confira aqui as fotos desses momentos

Confira aqui as fotos da Novena de Pentecostes nas Quadras