1º Encontro em preparação para o Congresso de leigos e leigas 2019

Os Missionários do Verbo Divino, no ano de 2010 celebraram seu primeiro encontro de paróquias verbitas com o título “Evangelização Missionária na Estrutura Paroquial”, em Santa Isabel – ES. Nesse encontro, chegou-se à conclusão de se faz necessário tornar nossas Paróquias uma rede de comunidades, com especial ênfase nas quatro dimensões que caracterizam o Missionário do Verbo Divino, no seu trabalho evangelizador, junto aos pobres e marginalizados. Foram apontadas três prioridades em que se sugere que as paróquias verbitas sejam rede de comunidades, animadas pelas quatro dimensões da Congregação do Verbo Divino, e que haja equipes missionárias de leigos e leigas em cada paróquia para dinamizar o trabalho de evangelização.

Paróquia – rede de comunidades é uma paróquia descentralizada em pequenas comunidades, onde os leigos e leigas ocupam um lugar importante, têm consciência de sua ministerialidade e corresponsabilidade no serviço.

As quatro dimensões da Congregação do Verbo Divino são:

  • Animação Bíblica;
  • Animação Missionária;
  • Justiça e Paz e Integridade da Criação (JUPIC); e
  • Comunicação

Essas dimensões caracterizam e identificam o Missionário do Verbo Divino no mundo.

Esse é um resumo do texto estudado no 1º Encontro – Discipulado e Conhecimento (Roteiros para reflexão), realizado ontem, 23 de maio de 2018, em nossa Paróquia, em preparação para o Congresso Verbita de leigos e leigas, que acontecerá no período de 8 a 12 de julho de 2019.

Esse 1º Encontro contou com a participação de nosso Vigário, Pe. Francisco, que discorreu sobre as quatro dimensões da Congregação do Verbo Divino.

Seguindo o roteiro constante do livreto, foi lido o texto bíblico Jo 4, 1-42 e, no momento da partilha, os participantes refletiram, à luz da Palavra, como deve ser a atuação do leigo ou leiga na comunidade e em todos os ambientes em que se encontre, tendo o foco em Jesus e no próximo, quaisquer que sejam suas necessidades. Para isso é necessário deixar o medo e o preconceito de lado, investir na preparação dos leigos e leigas e sair em missão.

Ainda temos mais dois encontros preparatórios. Muito há que se fazer. As sínteses desses encontros serão respectivamente encaminhadas aos representantes da Província.

Oração de Santo Arnaldo Janssen

Deus verdade Eterna,

Cremos em Vós.

Deus nossa força e Salvação,

Esperamos em Vós.

Deus bondade infinita,

Nós Vos amamos de todo coração.

Enviaste o Verbo Como Salvador do mundo.

Que nele sejamos todos um.

Infundi-nos o Espírito do Filho.

Afim de glorificarmos o Vosso nome.

Amém.

 Ante à luz do Verbo e ao Espírito da graça, afastem-se as trevas do pecado e a noite da incredulidade.

E viva o coração de Jesus nos corações de todas as pessoas!

Confira aqui as fotos desse 1º Encontro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *