Missa e bênção de São Cristóvão – 25 de julho de 2018

Neste 25 de julho comemoramos o dia de São Cristóvão. Em nossa Paróquia do Verbo Divino, uma grande imagem deste santo protetor dos motoristas e viajantes, foi conduzida na procissão de entrada até um lugar de destaque, ao lado direito do altar.

Pe. Denzil nos relembrou que há alguns anos, por essa data, nossa comunidade realizava carreata e procissão para celebrar o dia de São Cristóvão e nos contou uma pequena história.

Cristóvão é um nome que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado a história do santo.

Disse que o verdadeiro nome de São Cristóvão, nome de nascimento, era Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso.

Assim, encontrou um rei muito poderoso e começou a servi-lo, mas descobriu que este temia a satanás. Pensou então que o Demônio era mais forte que o rei. Começou a procurar pelo Demônio e o conheceu no deserto, a quem começou a seguir. Entretanto percebeu  que o Demônio temia a Jesus, que trouxe a salvação para a humanidade. Por isso saiu em busca de Jesus Cristo.

Mais tarde ele encontra um senhor que o orienta a jejuar e orar para encontrar Cristo, mas como Reprobus não estivesse convencido, então, por sugestão do velho eremita, ele começou a passar os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros.

Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, “o que carrega Cristo”.

Oração a São Cristóvão:

Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.

Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza,

nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.

São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre.

Amém!

Ao final da missa, Pe. Denzil e Pe. Francisco abençoaram motoristas, veículos e chaves com a bênção de São Cristóvão.

Confira aqui as fotos do evento

1 responder
  1. Tamaris
    Tamaris says:

    Linda noite. Uma missa especial pra esses 2 Santos. Gostei muito d saber da história de São Cristóvão….e o q representa o seu nome obrigada Pe Denzil

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *