1º Encontro Verbita – 8 de setembro de 2018

Excelente e enriquecedor são palavras que bem descrevem o 1º Encontro Verbita, que aconteceu hoje, 8 de setembro de 2018, dia em que celebramos o 143º aniversário da Congregação do Verbo Divino.

O encontro foi planejado pelo grupo responsável pela elaboração das atividades do Ano Nacional do Laicato, em suas primeiras reuniões, ainda em 2017 e realizado pela equipe de coordenação do evento, no qual participaram as 3 Paróquias Verbitas existentes no Distrito Federal: Paróquia São João Batista, Paróquia Nossa Senhora da Conceição (mais conhecida como Paróquia da Imaculada) e Paróquia do Verbo Divino.

Foram proferidas 4 palestras sobre as 4 dimensões verbitas: Animação Bíblica – Pe. Denzil, Animação Missionária – Pe. Benvindo, Comunicação e Justiça e Paz e Integridade da Criação – JUPIC, ambas ministradas pelo Ir. Walter.

Pe. Denzil iniciou dizendo que a Congregação está presente em 80 países e conta com 6.005 membros, entre Padres e irmãos e ainda, com 184 leigos associados.

Sua Missão é Ad Gentes, ou seja, a atividade missionária deve acontecer entre os povos ou grupos que ainda não creem em Cristo, onde o Evangelho foi anunciado de forma insuficiente e onde a Igreja ainda não está radicada.

A palavra de Deus é inspirada e encarnada. Deve ser lida, meditada, rezada, contemplada, conservada em nossa vida e ser sempre precedida de oração inicial, invocando o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus.

Podendo sua leitura ser feita de forma continuada, assídua, orante, dialogada ou litúrgica.

Pe. Benvindo, por sua vez, nos disse que pela dimensão missionária, proclama-se o VERBO.

Todos somos convidados a participar da missão. A congregação abriu espaço para a atuação dos leigos e leigas, visando a continuação do trabalho missionário do anúncio da Palavra de Deus. Para sua realização, os padres responsáveis pelos centros missionários visitam e animam as paróquias dando formações. Realizam os domingos missionários verbitas, geralmente em outubro, em que as doações são enviadas para ajudar outras províncias mais carentes. Também acolhem e cuidam dos confrades que vem de fora do país, envolvem os seminaristas nas atividades missionárias, solicitam aos padres que acolham os missionários, entre outros.

Essa dimensão atende o carisma da congregação. A pastoral vocacional, busca formar leigas e leigos engajados nas comunidades, além de motivar e capacitar outros jovens que poderão ser os futuros padres missionários.

Irmão Walter asseverou que as Dimensões são as maneiras como os verbitas realizam sua missão e o modo como vivem sua vida religiosa missionária.

Cada dimensão responde a perguntas fundamentais de nosso tempo:

 – BÍBLIA. Quem é Deus?

 – JUPIC. Quem é meu próximo?

 – MISSÃO. O que sonhamos?

 – COMUNICAÇÃO. O que transmitimos?

No tópico sobre a comunicação disse que, em sua expressão mais profunda, consiste em abrir-se aos outros em amor. Deve ser uma atitude primordial do verbita e é absolutamente necessária na missão. Quando nos comunicamos estamos tentando estabelecer uma comunidade com alguém.

Quanto à JUPIC, afirmou que tem como objetivo a transformação das estruturas, das políticas e das práticas que dominam e destroem a integridade da criação, buscando verdadeira qualidade de vida para todas as pessoas. Procura preservar o meio ambiente e transformar a situação das pessoas, das comunidades, mediante a análise, a defesa e as atividades planejadas, para que todos possam viver como pessoas criadas à imagem de Deus.

Por intermédio dessa dimensão, trabalha-se em conjunto com os leigos e as paróquias, promovendo ações sociais, desenvolvendo mecanismo para diminuir as desigualdades e injustiças sociais.

Propõe-se resgatar valores familiares, histórias da cultura, direitos de justiça e fortalecer as comunidades.

Entre as palestras, alguns membros dos Ministérios de Música das paróquias presentes tocaram e cantaram animando o ambiente e, ainda, foram apresentadas 2 lindas peças pelos jovens do SEGUE-ME da Paróquia São João Batista e da Pastoral das Artes de nossa Paróquia do Verbo Divino.

Assim foi o nosso 1º Encontro Verbita. Esperamos nova edição do evento no próximo ano!

Confira aqui as fotos do evento

“Que viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”

 Santo Arnaldo Janssen

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *