Dia de Reis – 6 de janeiro de 2019

Dia de Reis – Festa popular católica de origem portuguesa relacionada à comemoração do Natal e celebrada desde o século XIX. Encerra o período conhecido por Folia ou Terno de Reis. As folias começam a partir da meia-noite de 24 de dezembro e se encerram em 6 de janeiro, quando os reis orientais Gaspar, Baltasar e Melchior, que seguiam a Estrela de Belém, chegaram ao estábulo onde o Menino Jesus se encontrava.
Os reis levaram ao recém-nascido ouro, incenso e mirra, simbolizando a realeza, a essência divina e a natureza humana de Cristo. (Adaptado do site: https://barulhodeagua.com)

“Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2, 9-11)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *