Festa da Santíssima Trindade – 30 de maio de 2021
Santíssima Trindade – Três pessoas distintas e um só Deus
“O mistério central da fé e da vida cristã é o mistério da Santíssima Trindade. Os cristãos são batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica – CCIC, 44).
“A Igreja exprime a sua fé trinitária ao confessar um só Deus em três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo. As três Pessoas divinas são um só Deus porque cada uma delas é idêntica à plenitude da única e indivisível natureza divina. Elas são realmente distintas entre si pelas relações que as põem em referência umas com as outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho” (CCIC, 48).
Na missa das 10h, em sua homilia, Pe. Vagner nos explanou que a Santíssima Trindade é um Mistério do amor de Deus. Citando o final do Evangelho de hoje: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b), disse que essa passagem expressa o ser da Santíssima Trindade, um Deus que está conosco, que nos ama e vem a nós. Disse ainda que esse mistério de Deus é algo tão grandioso, difícil de se explicar e de compreender, um só Deus em três pessoas ao mesmo tempo. Esclareceu que não podemos compreender perfeitamente porque Deus é muito maior do que nós e do que nossas categorias mentais. Esse Deus, que é mistério, é também amor e vem a nós em diferentes momentos da história.
Ensinou que o amor do Pai se revela, sobretudo, no antigo testamento. Esse amor da Santíssima Trindade é expresso pela ação misericordiosa do Pai em favor de seu povo. Já nos evangelhos, o amor da Santíssima Trindade se expressa através da ação do Filho. O Pai envia o Filho e o Espírito Santo desce sobre o Filho, no batismo e O acompanha em vários momentos.
Jesus envia o Espírito e o amor da Santíssima Trindade se expressa no dom do Espírito Santo que acompanha e fortalece a igreja, indica caminhos, impulsiona, vem sobre nós e nos santifica.
O Espírito Santo vem em nosso auxílio e nos faz chamar a Deus de Pai, fazendo-nos perceber que somos Seus filhos e introduzindo-nos na comunhão da Santíssima Trindade.
A Santíssima Trindade é a diversidade das três pessoas, mas é também a unidade em um só Deus.
Somos chamados à comunhão da Santíssima Trindade. Louvemos a Deus por Seu amor por nós!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!