Por ser composto por coordenadores ou representantes de todas as pastorais, movimentos, ministérios e serviços da Paróquia, o CPP é o lugar privilegiado do diálogo, da partilha e, principalmente, da comunhão entre irmãos e irmãs. Promove o exercício da corresponsabilidade eclesial em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.
O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, movimentos e comunidades. Deve preparar, organizar e realizar as Assembleias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia.
Ao CPP cabe conhecer a realidade paroquial e seus desafios, julgá-la com os olhos da fraternidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.
Seus membros não falam em nome próprio e sim como representantes de seus respectivos grupos e com a responsabilidade e obrigatoriedade de repassar-lhes as conclusões, decisões, reflexões que tenham acontecidos nas reuniões.
O CPP se reúne ordinariamente uma vez ao mês e extraordinariamente quando necessário, por convocação de seu presidente.