24 de janeiro de 2021, data festiva. Há exatos 45 anos nascia em Juiz de Fora – MG, o menino Vagner Uilson Apolinário. O menino cresceu e, com as bênçãos de Deus, foi designado para assumir, como Pároco, a nossa Paróquia do Verbo Divino.
Com a alegria da presença de seus pais, José Apolinário dos Santos e Maria Lôla Apolinário, Pe. Vagner presidiu a eucaristia concelebrada por Pe. Carlos, nosso vigário.
Em sua homilia, nosso pároco nos falou sobre o chamado que Deus faz a cada um de nós. Instruiu que, no passado, no Antigo Testamento, Deus chamou os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Chamou os profetas e foi chamando homens e mulheres para serem instrumentos de Sua vontade no mundo, como os reis Davi e Salomão, como a rainha Ester, Judite e tantas outras pessoas que responderam, de acordo com suas possibilidades e de coração aberto, ao chamado que Deus lhes fazia.
No novo testamento, Jesus continuou chamando. Chamou os discípulos para segui-lo e, ainda hoje, chama a cada um de nós. Nos chama para estar junto a si e para ser instrumentos de Sua misericórdia, do Seu amor, da Sua vontade.
Jesus começa a Sua missão, anunciando o reino de Deus. O tempo se cumpriu, convertei-vos e crede no evangelho. O reino de Deus está próximo. Essa frase, que sempre ouvimos na quarta-feira de cinzas, é um convite para que participemos do reino de Deus, que já começa com a vinda de Jesus à terra. Pe. Vagner reforçou que o caminho para viver esse reino é o Evangelho e, por isso, convertei-vos e crede no evangelho é um convite à vida nova.
Discorreu sobre a importância de que cada um de nós responda com um SIM ao chamado que Deus nos faz. Deus nos chama para uma missão. Cada um de nós tem uma missão a realizar. É importante discernir qual a real vontade de Deus para nossas vidas.
O que Deus quer de mim, hoje? Qual é a resposta que devo dar à Deus, hoje? São questões que devemos ter em mente todos os dias ao acordar. Deus chama porque ama. E chama a cada um de nós. A Boa Nova do Evangelho que Jesus vem trazer é que Deus vem chamar a cada um de nós e a todos, bons e maus e espera uma resposta de conversão.
Diante de alguém que faz o mal, Deus diz: que se converta, que mude o seu proceder e assim eu poderei salvá-lo. É assim que Deus faz com todos e conosco também. Quando fugimos da vontade de Deus, Ele espera pacientemente. Ele quer e espera a nossa conversão e sabe que podemos dar uma resposta positiva. Enquanto não respondemos, não nos salva. Deus é amor, mas exige de nós renúncia e conversão. Deus nos dá muito, mas também exige muito de nós!
Que tenhamos ânimo para dizer SIM a Deus. O louvemos porque nos ama e nos chama e Lhe peçamos a força e a coragem para sempre responder positivamente ao chamado que nos faz. É exigente, mas dizer SIM a Deus é o melhor presente que podemos nos dar. É o caminho para nossa felicidade, disse-nos o aniversariante, Pe. Vagner.
Ao final da celebração, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, José Fernandes, proferiu palavras de felicitações e, pelas mãos do Sr. José Apolinário, foi entregue ao Pe. Vagner o presente em nome de toda a comunidade.
“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jr 1,5)
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Triduo-Sao-Jose-Freinademetz.jpg12801280Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-24 18:07:552021-01-24 20:11:31Tríduo de São José Freinademetz - 26 a 28 de janeiro de 2021
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-24 12:01:292021-01-25 11:01:02Santa Missa 24 de Janeiro de 2020, 10h - Paróquia Verbo Divino DF
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Link para acompanhar a Adoração: https://ift.tt/34S3zBF
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-21 21:01:242021-01-25 11:00:59Santa Missa 21 de Janeiro de 2021, 19h | Adoração Santíssimo Sacramento - Paróquia Verbo Divino DF
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-17 12:01:202021-01-25 11:00:58Santa Missa 17 de Janeiro de 2020, 10h - Paróquia Verbo Divino DF
Com muita alegria, nossa comunidade comemorou a festa de nosso Santo Fundador, Arnaldo Janssen. Pe. Carlos iniciou a celebração falando de sua imensa satisfação, como missionário que veio de longe, em celebrar este momento na Paróquia do Verbo Divino.
Santo Arnaldo fundou em 1875, a primeira comunidade missionária para a formação de sacerdotes e irmãos, que recebeu o nome de Sociedade do Verbo Divino. Em 1889, fundou a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e, em 1896, a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Todas na Holanda.
Sobre a biografia de Santo Arnaldo, Pe. Carlos instruiu que ele nasceu em uma família muito simples e grande. Era um homem intelectualmente brilhante, formado, que trabalhou como professor, mas foi tocado a fundar a Congregação religiosa missionária, com a finalidade de levar o Evangelho a lugares distantes, além fronteiras. Eram tempos difíceis e sem recursos, mas sua fé, forte e firme e sua perseverança na adoração, no ler e no escutar a Palavra de Deus o animaram a perseverar nessa missão tão importante, somente com a força do Espírito Santo.
Afirmou que o sucesso de Santo Arnaldo nessa missão, se deu devido à sua intimidade com Deus, à leitura e meditação de Sua palavra. Não é possível ser verdadeiro missionário, batizado, discípulo de Jesus, sem ter intimidade com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus, Jesus, o Verbo, habitou e está no meio de nós, está em cada coração e temos que transmiti-la às pessoas que ainda não conhecem o Evangelho e não conhecem Jesus.
Nós também, principalmente no momento que estamos vivendo, precisamos ter um relacionamento mais profundo com a Palavra de Deus para que possamos descobrir qual a missão de cada um no mundo em que vivemos. Sem o relacionamento, sem escutar e meditar a Palavra de Deus, não teremos a possibilidade de descobrir o que podemos fazer para ajudar os irmãos em Deus.
Convidou os fiéis a aprofundar mais o conhecimento da Bíblia e que não fiquem um dia sequer, sem ler e meditar a Palavra de Deus.
Exortou-nos no esforço de uma maior participação na Eucaristia e na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Reforçou que Santo Arnaldo não saia da Adoração e por isso tinha forças. Nós, muitas vezes, não temos essa perseverança e em qualquer dificuldade que encontramos, ficamos abalados.
Se temos Amor à Eucaristia e participamos da adoração ao Santíssimo, temos a força para levar a Eucaristia e transmitir Jesus ao próximo.
Que Santo Arnaldo interceda por todos nós, que em nossas famílias nada falte, que possamos resolver os problemas e continuar ajudando a igreja e o mundo lá fora, são os votos de Pe. Carlos, nosso vigário.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/20210115_193724_Easy-Resize.com_.jpg9222048Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-15 22:52:392021-01-16 12:03:55Festa de Santo Arnaldo Janssen - 15 de janeiro de 2021
1ª Semana Comum | Sexta-feira – Festa de Santo Arnaldo Janssen
Primeira Leitura (Is 52,7-10)
Salmo Responsorial (Sl 96)
Segunda Leitura (Ef 3,8-12.14-19)
Evangelho (Jo 1,1-5.9-14.16-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. 2No princípio, ele estava com Deus. 3Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. 4O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens; 5e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam. 9Ele era a luz verdadeira que ilumina todo homem; ele vinha ao mundo. 10Ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11Veio para o que era seu e os seus não o receberam. 12Mas todos os que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que creem em seu nome, 13eles, que não foram gerados nem do sangue, nem de uma vontade da carne, nem de uma vontade do homem, mas de Deus. 14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nos; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem unto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade. 16Pois de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Porque a Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está no seio do pai, ele o deu a conhecer.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-15 21:01:182021-01-25 11:00:54Santa Missa 15 de Janeiro de 2021, 19h | Paróquia Verbo Divino DF
Arnaldo Janssen nasceu no dia 5 de novembro de 1837 em Goch, uma pequena cidade da Baixa Renânia (Alemanha). Era o segundo de 10 filhos e os pais incutiram nele uma grande dedicação ao trabalho e uma profunda religiosidade.
Foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1861, pela Diocese de Münster, sendo destinado a trabalhar numa escola secundária em Bocholt, onde se distinguiu como um professor exigente, mas justo.
Em virtude da sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, foi nomeado Diretor Diocesano do Apostolado da Oração que o encorajou a abrir-se aos cristãos de outras denominações.
Ele foi um homem consciente das necessidades espirituais de outros povos, para além dos limites da sua diocese e preocupou-se pela Missão Universal da Igreja. Decidiu dedicar a sua vida despertando a Igreja da Alemanha para as suas responsabilidades missionárias. Assim, ele resignou do seu lugar de professor e, logo em seguida, fundou o Mensageiro do Sagrado Coração, revista mensal de notícias da missão e que animava os católicos a trabalhar mais pelas missões.
Os tempos eram particularmente difíceis na Alemanha. Bismarck havia declarado a Kulturkampf com uma série de leis contra os católicos, a expulsão de religiosos e sacerdotes e a prisão de muitos bispos. Nesta situação caótica, Arnaldo Janssen propôs a alguns dos sacerdotes expulsos do país a ida para as missões ou que, pelo menos, ajudassem na formação de missionários.
Devagar, mas com segurança, Arnaldo descobriu que Deus o chamava para enfrentar essa difícil tarefa. Muitos diziam que ele não era o homem indicado para tal e que os tempos não eram propícios para a fundação. A resposta de Arnaldo foi: “O Senhor desafia a nossa fé e incentiva-nos a fazer algo novo, precisamente quando tantas coisas implodem na Igreja”.
Com a ajuda de alguns bispos, Arnaldo inaugurou, no dia 8 de setembro de 1875, em Styel (Holanda), a casa missionária. Esta data é considerada o dia da fundação da Congregação do Verbo Divino.
Padre Arnaldo faleceu no dia 15 de janeiro de 1909. A sua vida foi uma permanente procura da realização da vontade de Deus, confiança na divina providência e trabalho árduo. O crescimento contínuo das comunidades por ele fundadas é a prova evidente de que o seu trabalho foi abençoado.
Juntamente com o missionário José Freinadmetz, Pe. Arnaldo foi beatificado por Paulo VI em 1975. Ambos foram canonizados por São João Paulo II em 5 de outubro de 2003. Santo Arnaldo Janssen foi proclamado pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava.
Uma de suas célebres frases diz: “O anúncio do Evangelho é a maior prova de amor ao próximo”.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/IMG-20210115-WA0003.jpg10801080Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-15 16:50:262021-01-15 16:50:26Santo Arnaldo Janssen - Fundador da Congregação do Verbo Divino
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-14 21:01:162021-01-25 10:58:44Santa Missa 14 de Janeiro de 2021, 19h | Adoração Santíssimo Sacramento - Paróquia Verbo Divino DF
Teve início hoje, em nossa paróquia, o Tríduo em preparação para a Festa de Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação do Verbo Divino, que acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de janeiro.
Santo Arnaldo, com a ajuda de alguns bispos, inaugurou no dia 8 de Setembro de 1875, em Styel (Holanda), a casa missionária e esta data é considerada o dia da fundação da Congregação do Verbo Divino.
Frases:
“O Senhor desafia a nossa fé e incentiva-nos a fazer algo novo, precisamente quando tantas coisas implodem na Igreja.”
“O anúncio do Evangelho é a expressão mais sublime de amor ao próximo”. Arnaldo Janssen
Oração:
“Deus, verdade Eterna.
Cremos em Vós.
Deus, nossa força e salvação.
Esperamos em Vós.
Deus, bondade infinita.
Nós Vos amamos de todo o coração.
Enviaste o Verbo Como Salvador do mundo.
Que nele sejamos todos um.
Infundi-nos o Espírito do Filho.
Afim de glorificarmos o Vosso nome.
Amém.”
Ante a luz do Verbo e o Espírito da graça, afastem-se as trevas do pecado e a noite da incredulidade.
E viva o coração de Jesus nos corações de todas as pessoas.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/12-1.jpg1024768Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-12 21:56:072021-01-12 21:59:04Tríduo em preparação para a festa de Santo Arnaldo Janssen - 12 a 14 de janeiro de 2021
Hoje celebramos a Festa do Batismo do Senhor. Com essa festa, encerramos as solenidades do Natal e, pelo calendário litúrgico, entramos no tempo comum, com o início da vida pública de Jesus.
João Batista disse: eu vos batizei com água, mas Ele vos batizará com o Espírito Santo. Assim, no dia do nosso batizado, recebemos a água – que é a matéria do Sacramento do Batismo – e fomos ungidos com a força do Espírito Santo.
Nosso vigário, Pe. Carlos, em sua homilia, nos convidou a refletir sobre a importância que o batismo deve ter em nossa vida. Como nós assumimos o nosso papel e nossa função de batizados e batizadas em nome de Jesus Cristo.
Na 1a leitura (Is 42,1-4.6-7), Isaías nos fala do servo do Senhor e apresenta uma palavra de consolo e esperança para o povo de Deus. “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
Na 2ª leitura, (At 10, 34-38) ouvimos que Pedro compreendeu que Deus não faz distinção entre as pessoas. Também nós, em nossa missão, como cristãos e cristãs batizados e ungidos com o Espírito Santo, não podemos fazer essa distinção. Todos têm o direito de ser salvos. Em nossa convivência quotidiana, temos que tratar a todos igualmente e nos tornar como luz nas trevas onde acontecem divisão, desunião, brigas, falta de fé e de esperança. Frisou que não são poucas as vezes que encontramos pessoas frustradas, desanimadas, que não acreditam mais que a vida é dom gratuito que Deus nos dá. E acrescentou que, pior ainda, é que muitos cristãos católicos batizados não vivem o batismo.
No Evangelho (Mc 1,7-11) Jesus, depois de ser batizado no rio Jordão, por João Batista, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele e do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
Disse que, como cristãos e cristãs batizados e batizadas, sabemos que somos filhos amados por Deus. Se tivermos essa fé, nenhum de nós pode viver na tristeza, na desesperança, na frustração, porque quando somos ungidos por Deus, nenhum mal, nenhuma força deste mundo pode nos derrubar porque Ele nos acompanha e nos ama de verdade.
Pe. Carlos nos deixou dois recados:
1º – temos que agradecer a Deus porque somos batizados. Isso é um dom que é ofertado para todos, mas nem todos o recebem. Devemos agradecer a Ele, que nos escolheu. Neste momento em que o mundo todo está triste, nós temos a alegria de saber que Deus nos ama.
2° – Nenhum de nós foi batizado para ficar à toa. Em Seu batismo, Jesus “foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele”. Temos esta fé ou não?
Se temos essa fé, podemos ter certeza de que, com a nossa presença, muitas pessoas receberão a força e a alegria. Temos que ser luz nas trevas e alegria para os que estão tristes.
O católico batizado não só participa da Santa Missa, tem que se preocupar com o que faz para o próximo, de acordo com o dom que recebeu de Deus gratuitamente.
Somos missionários que têm o dever de iluminar as trevas que estão em nossa casa, em nossa família e na sociedade em que vivemos. Que o Espírito Santo de Deus nos dê essa força para podermos assumir nossa missão.
Saiba mais:
BATISMO:
Matéria – água
Forma – “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Graça – Apaga o pecado original – nos torna filhos de Deus – é o nascimento espiritual.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/20210110_104214_Easy-Resize.com_.jpg9222048Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-10 20:10:422021-01-10 20:31:27Festa do Batismo do Senhor - 10 de janeiro de 2021
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-10 12:01:372021-01-25 10:59:13Santa Missa 10 de Janeiro de 2020, 10h - Paróquia Verbo Divino DF
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei4, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4 Ver no YouTube
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pe-Vagner-Consagração-menor.jpeg6951200Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-03 12:01:142021-01-04 09:37:31Santa Missa 3 de Janeiro de 2020, 10h - Paróquia Verbo Divino DF
A missa das 18h segue a liturgia dominical. Então, neste dia 2 de janeiro, celebramos a Festa da Epifania do Senhor. Em sua homilia, Pe. Carlos nos instruiu que, liturgicamente, com essa festa, a Igreja encerra o período de Natal e inicia um tempo novo. Pela tradição, a Epifania do Senhor se dá no dia 6 de janeiro, mas no Brasil, normalmente, se comemora no domingo para que o povo possa participar. Epifania significa a manifestação do Senhor.
Na solenidade da epifania do senhor a Igreja faz o anúncio das solenidades móveis, durante o ano. O centro de todo o ano litúrgico é o tríduo pascal, que tem seu ponto mais alto no domingo da Páscoa. Dessa solenidade, derivam todas as demais celebrações do ano litúrgico. Pe. Carlos frisou a importância da participação de todos os católicos nas celebrações nas datas lidas no Anúncio da Páscoa. Disse que o anúncio é, na verdade, uma programação da vida das pessoas de fé e que não devemos marcar outros compromissos nessas datas.
Domingo da Páscoa – 4 de abril.
Cinzas, início da Quaresma – 17 de fevereiro;
Ascensão do Senhor – 16 de maio;
Pentecostes – 23 de maio;
1º Domingo do Advento – 28 de novembro
Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
Na festa da sagrada família, os pastores foram visitar o menino Jesus, o Filho de Deus que se fez carne e habitou entre Nós. Essa festa mostrou-nos A humanidade de Jesus que, sendo Deus, se fez carne, como nós. Já a festa de hoje, nos mostra a divindade de Jesus, o Salvador, que veio, não só para os Judeus, povo eleito, mas para todas as nações do mundo inteiro. No início da Santa Missa, recebemos as imagens dos 3 Reis magos, representantes da Europa, Ásia e África. É importante saber que aquele menino pobre, humilde, por eles visitado, é Deus.
Ouvindo e meditando as leituras de hoje, temos alguns pontos importantes: na 1a leitura do livro de Isaías, o nascimento do rei, do messias, em Belém, torna a cidade de Jerusalém como uma luz para todas as nações.
Na segunda leitura, Paulo revela aos Efésios que, por meio do Evangelho, os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo, reforçando assim, o mistério de que Deus nasceu não só para os Judeus, mas também para todos os pagãos. Paulo, o apóstolo dos gentios ou dos pagãos, como eleito especial, recebeu a grande graça para compreender esse mistério da salvação de todos.
No evangelho, os reis magos, na busca incessante pelo local onde deveria nascer o menino, foram ao encontro do rei Herodes, e assustaram-no, pois, ainda que sendo judeu, não sabia do nascimento de Jesus. Os sumos sacerdotes e mestres da lei disseram que seria em Belém. Eles sabiam disso intelectualmente, mas não reconheciam Seu nascimento. Nos chama muito a atenção que os magos, que não eram do povo eleito, é que anunciaram aos Judeus que o Messias já havia nascido. Herodes os orienta a voltarem com informações sobre o menino, com intenção não de adorá-Lo, e sim de matá-Lo. Mas, avisados em sonhos, voltaram por outro caminho.
Pe. Carlos fez um paralelo com essa leitura, dizendo que esse, na realidade, é o processo de nossa fé. Os reis magos não voltaram pelo mesmo caminho. O encontro verdadeiro com Jesus traz, sempre, uma mudança em nossa vida. Quem tem um encontro verdadeiro com Ele, não anda pelo mesmo caminho.
Pe. Carlos questionou se realmente encontramos o menino Jesus, se somos luz para o nosso próximo e incentivou-nos a sair além de nossa família, de nossa comunidade, de nosso país, para ir ao encontro dos irmãos que precisam de nossa ajuda.
Peçamos ao menino Jesus que nos ilumine, para que possamos viver como Seus discípulos missionários e levar a luz do Evangelho às pessoas que vivem sem esperança, sem alegria e sem paz.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/20210102_180358_Easy-Resize.com_.jpg5771280Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-02 22:42:522021-01-03 12:46:36Celebração da Festa da Epifania do Senhor
Iniciando o ano civil, com muita esperança, celebramos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que encerra o período conhecido como Oitava do Natal.
Oitava de natal é o período de oito dias, celebrado pela igreja, em que se vive a exultação da Festa do Nascimento de Jesus, entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. É um “tempo especial de graças” em que todos os fiéis podem vivenciar por um intervalo maior, as bênçãos de Deus neste período. Nesse primeiro dia do ano civil, consagramos e oferecemos o novo ano ao Senhor, através das mãos de Maria, mãe de Deus e nossa, pedindo que ela nos acompanhe e seja modelo e proteção para todos nós.
O verbo se faz carne, vem morar em nosso meio e permanece conosco. Pe. Vagner exortou-nos a iniciar este ano com esperança e compromisso. Em meio às agruras do nosso tempo, em nossa vida, nunca estamos desamparados, sozinhos ou abandonados porque Deus caminha conosco e nos fortalece para enfrentar essas dificuldades.
Pe. Vagner instruiu que a liturgia de hoje nos fala dessa esperança. Na 1ª Leitura, Moisés é orientado por Deus a abençoar o povo com essas palavras: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ (Num 6,24-26)
Iniciamos o novo ano buscando a bênção de Deus. Essa bênção que é salvação. O Senhor nos abençoa nos protegendo, sendo-nos propício e dando-nos o dom da paz.
No primeiro dia do ano, a igreja celebra o dia mundial da paz. e nos convida a buscar a paz que vem de Deus. Citando o Papa Francisco, nosso pároco comentou a beleza da mensagem para a celebração do 54º DIA MUNDIAL DA PAZ, que tem como tema: “A cultura do cuidado como percurso de paz”. A cultura do cuidado para erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer. (Vide:
Somos abençoados por Deus e devemos buscar a paz. Devemos ser pessoas de paz e espalhar a paz, começando pela nossa família, por nós mesmos, até chegar ao mundo todo. A igreja é chamada a ser instrumento de paz.
na segunda leitura São Paulo nos fala do grande mistério do amor de Deus, que enviou seu filho ao mundo nascido de mulher, sujeito a lei, para resgatar os que estavam sujeitos à lei. Jesus estabelece para nós uma nova relação com Deus. Uma relação de filhos: “Porque sois filhos Deus enviou aos nossos corações um espírito que clama Abá, o Pai”. Já não somos mais escravos, mas herdeiros. A palavra Abá é uma palavra carinhosa que nos leva a uma intimidade com nosso Pai.
Esse é o grande mistério que dá origem à festa que celebramos hoje – Santa Maria, Mãe de Deus – título estabelecido pela Igreja para afirmar que Maria é Mãe de Deus e que Jesus é Deus.
O Concílio de Éfeso define esse dogma e proclama que Jesus é verdadeiramente Deus e Verdadeiramente Homem.
No Evangelho, os primeiros que recebem o grande anúncio do nascimento do Senhor, são os pastores, que foram às pressas a Belém e voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido.
Que Santa Maria, a mãe de Deus, nos ensine a, como ela, guardar e meditar em nossos corações toda a ação de Deus, tudo o que Ele realiza em nossas vidas, os sinais de Sua presença e a atuar sendo instrumentos de paz e do amor de Deus.
http://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2021/01/20210101_103219_Easy-Resize.com_.jpg9222048Pascomhttp://paroquiadoverbodivino.com.br/wp-content/uploads/2016/03/logo_site_pvd_teste4-300x60.pngPascom2021-01-01 21:54:032021-01-02 10:28:24Feliz e abençoado ano novo!
Feliz Aniversário, Pe. Vagner!
/0 Comentários/em Notícias /por Pascom24 de janeiro de 2021, data festiva. Há exatos 45 anos nascia em Juiz de Fora – MG, o menino Vagner Uilson Apolinário. O menino cresceu e, com as bênçãos de Deus, foi designado para assumir, como Pároco, a nossa Paróquia do Verbo Divino.
Com a alegria da presença de seus pais, José Apolinário dos Santos e Maria Lôla Apolinário, Pe. Vagner presidiu a eucaristia concelebrada por Pe. Carlos, nosso vigário.
Em sua homilia, nosso pároco nos falou sobre o chamado que Deus faz a cada um de nós. Instruiu que, no passado, no Antigo Testamento, Deus chamou os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Chamou os profetas e foi chamando homens e mulheres para serem instrumentos de Sua vontade no mundo, como os reis Davi e Salomão, como a rainha Ester, Judite e tantas outras pessoas que responderam, de acordo com suas possibilidades e de coração aberto, ao chamado que Deus lhes fazia.
No novo testamento, Jesus continuou chamando. Chamou os discípulos para segui-lo e, ainda hoje, chama a cada um de nós. Nos chama para estar junto a si e para ser instrumentos de Sua misericórdia, do Seu amor, da Sua vontade.
Jesus começa a Sua missão, anunciando o reino de Deus. O tempo se cumpriu, convertei-vos e crede no evangelho. O reino de Deus está próximo. Essa frase, que sempre ouvimos na quarta-feira de cinzas, é um convite para que participemos do reino de Deus, que já começa com a vinda de Jesus à terra. Pe. Vagner reforçou que o caminho para viver esse reino é o Evangelho e, por isso, convertei-vos e crede no evangelho é um convite à vida nova.
Discorreu sobre a importância de que cada um de nós responda com um SIM ao chamado que Deus nos faz. Deus nos chama para uma missão. Cada um de nós tem uma missão a realizar. É importante discernir qual a real vontade de Deus para nossas vidas.
O que Deus quer de mim, hoje? Qual é a resposta que devo dar à Deus, hoje? São questões que devemos ter em mente todos os dias ao acordar. Deus chama porque ama. E chama a cada um de nós. A Boa Nova do Evangelho que Jesus vem trazer é que Deus vem chamar a cada um de nós e a todos, bons e maus e espera uma resposta de conversão.
Diante de alguém que faz o mal, Deus diz: que se converta, que mude o seu proceder e assim eu poderei salvá-lo. É assim que Deus faz com todos e conosco também. Quando fugimos da vontade de Deus, Ele espera pacientemente. Ele quer e espera a nossa conversão e sabe que podemos dar uma resposta positiva. Enquanto não respondemos, não nos salva. Deus é amor, mas exige de nós renúncia e conversão. Deus nos dá muito, mas também exige muito de nós!
Que tenhamos ânimo para dizer SIM a Deus. O louvemos porque nos ama e nos chama e Lhe peçamos a força e a coragem para sempre responder positivamente ao chamado que nos faz. É exigente, mas dizer SIM a Deus é o melhor presente que podemos nos dar. É o caminho para nossa felicidade, disse-nos o aniversariante, Pe. Vagner.
Ao final da celebração, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, José Fernandes, proferiu palavras de felicitações e, pelas mãos do Sr. José Apolinário, foi entregue ao Pe. Vagner o presente em nome de toda a comunidade.
“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jr 1,5)
Confira AQUI AS FOTOS
Tríduo de São José Freinademetz – 26 a 28 de janeiro de 2021
/0 Comentários/em Notícias /por PascomSanta Missa 24 de Janeiro de 2020, 10h – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por Pascom3º Domingo do Tempo Comum
Primeira Leitura (Jn 3,1-5.10)
Salmo Responsorial (Sl 24)
Segunda Leitura (1Cor 7,29-31)
Anúncio do Evangelho (Mc 1,14-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Santa Missa 21 de Janeiro de 2021, 19h | Adoração Santíssimo Sacramento – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por Pascom2ª Semana Comum | Santa Inês | Quinta-feira
Primeira Leitura (Hb 7,25–8,6)
Salmo Responsorial (Sl 39)
Evangelho (Mc 3,7-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Link para acompanhar a Adoração: https://ift.tt/34S3zBF
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Santa Missa 17 de Janeiro de 2020, 10h – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por Pascom2º Domingo do Tempo Comum
Primeira Leitura (1Sm 3,3b-10.19)
Salmo Responsorial (Sl 39)
Segunda Leitura (1Cor 6,13c-15a.17-20)
Anúncio do Evangelho (Jo 1,35-42)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Festa de Santo Arnaldo Janssen – 15 de janeiro de 2021
/0 Comentários/em Notícias /por PascomCom muita alegria, nossa comunidade comemorou a festa de nosso Santo Fundador, Arnaldo Janssen. Pe. Carlos iniciou a celebração falando de sua imensa satisfação, como missionário que veio de longe, em celebrar este momento na Paróquia do Verbo Divino.
Santo Arnaldo fundou em 1875, a primeira comunidade missionária para a formação de sacerdotes e irmãos, que recebeu o nome de Sociedade do Verbo Divino. Em 1889, fundou a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e, em 1896, a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Todas na Holanda.
Sobre a biografia de Santo Arnaldo, Pe. Carlos instruiu que ele nasceu em uma família muito simples e grande. Era um homem intelectualmente brilhante, formado, que trabalhou como professor, mas foi tocado a fundar a Congregação religiosa missionária, com a finalidade de levar o Evangelho a lugares distantes, além fronteiras. Eram tempos difíceis e sem recursos, mas sua fé, forte e firme e sua perseverança na adoração, no ler e no escutar a Palavra de Deus o animaram a perseverar nessa missão tão importante, somente com a força do Espírito Santo.
Afirmou que o sucesso de Santo Arnaldo nessa missão, se deu devido à sua intimidade com Deus, à leitura e meditação de Sua palavra. Não é possível ser verdadeiro missionário, batizado, discípulo de Jesus, sem ter intimidade com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus, Jesus, o Verbo, habitou e está no meio de nós, está em cada coração e temos que transmiti-la às pessoas que ainda não conhecem o Evangelho e não conhecem Jesus.
Nós também, principalmente no momento que estamos vivendo, precisamos ter um relacionamento mais profundo com a Palavra de Deus para que possamos descobrir qual a missão de cada um no mundo em que vivemos. Sem o relacionamento, sem escutar e meditar a Palavra de Deus, não teremos a possibilidade de descobrir o que podemos fazer para ajudar os irmãos em Deus.
Convidou os fiéis a aprofundar mais o conhecimento da Bíblia e que não fiquem um dia sequer, sem ler e meditar a Palavra de Deus.
Exortou-nos no esforço de uma maior participação na Eucaristia e na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Reforçou que Santo Arnaldo não saia da Adoração e por isso tinha forças. Nós, muitas vezes, não temos essa perseverança e em qualquer dificuldade que encontramos, ficamos abalados.
Se temos Amor à Eucaristia e participamos da adoração ao Santíssimo, temos a força para levar a Eucaristia e transmitir Jesus ao próximo.
Que Santo Arnaldo interceda por todos nós, que em nossas famílias nada falte, que possamos resolver os problemas e continuar ajudando a igreja e o mundo lá fora, são os votos de Pe. Carlos, nosso vigário.
Confira AQUI AS FOTOS
Santa Missa 15 de Janeiro de 2021, 19h | Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por Pascom1ª Semana Comum | Sexta-feira – Festa de Santo Arnaldo Janssen
Primeira Leitura (Is 52,7-10)
Salmo Responsorial (Sl 96)
Segunda Leitura (Ef 3,8-12.14-19)
Evangelho (Jo 1,1-5.9-14.16-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. 2No princípio, ele estava com Deus. 3Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. 4O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens; 5e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam. 9Ele era a luz verdadeira que ilumina todo homem; ele vinha ao mundo. 10Ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11Veio para o que era seu e os seus não o receberam. 12Mas todos os que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que creem em seu nome, 13eles, que não foram gerados nem do sangue, nem de uma vontade da carne, nem de uma vontade do homem, mas de Deus. 14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nos; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem unto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade. 16Pois de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Porque a Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está no seio do pai, ele o deu a conhecer.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Santo Arnaldo Janssen – Fundador da Congregação do Verbo Divino
/0 Comentários/em Notícias /por PascomArnaldo Janssen nasceu no dia 5 de novembro de 1837 em Goch, uma pequena cidade da Baixa Renânia (Alemanha). Era o segundo de 10 filhos e os pais incutiram nele uma grande dedicação ao trabalho e uma profunda religiosidade.
Foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1861, pela Diocese de Münster, sendo destinado a trabalhar numa escola secundária em Bocholt, onde se distinguiu como um professor exigente, mas justo.
Em virtude da sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, foi nomeado Diretor Diocesano do Apostolado da Oração que o encorajou a abrir-se aos cristãos de outras denominações.
Ele foi um homem consciente das necessidades espirituais de outros povos, para além dos limites da sua diocese e preocupou-se pela Missão Universal da Igreja. Decidiu dedicar a sua vida despertando a Igreja da Alemanha para as suas responsabilidades missionárias. Assim, ele resignou do seu lugar de professor e, logo em seguida, fundou o Mensageiro do Sagrado Coração, revista mensal de notícias da missão e que animava os católicos a trabalhar mais pelas missões.
Os tempos eram particularmente difíceis na Alemanha. Bismarck havia declarado a Kulturkampf com uma série de leis contra os católicos, a expulsão de religiosos e sacerdotes e a prisão de muitos bispos. Nesta situação caótica, Arnaldo Janssen propôs a alguns dos sacerdotes expulsos do país a ida para as missões ou que, pelo menos, ajudassem na formação de missionários.
Devagar, mas com segurança, Arnaldo descobriu que Deus o chamava para enfrentar essa difícil tarefa. Muitos diziam que ele não era o homem indicado para tal e que os tempos não eram propícios para a fundação. A resposta de Arnaldo foi: “O Senhor desafia a nossa fé e incentiva-nos a fazer algo novo, precisamente quando tantas coisas implodem na Igreja”.
Com a ajuda de alguns bispos, Arnaldo inaugurou, no dia 8 de setembro de 1875, em Styel (Holanda), a casa missionária. Esta data é considerada o dia da fundação da Congregação do Verbo Divino.
Padre Arnaldo faleceu no dia 15 de janeiro de 1909. A sua vida foi uma permanente procura da realização da vontade de Deus, confiança na divina providência e trabalho árduo. O crescimento contínuo das comunidades por ele fundadas é a prova evidente de que o seu trabalho foi abençoado.
Juntamente com o missionário José Freinadmetz, Pe. Arnaldo foi beatificado por Paulo VI em 1975. Ambos foram canonizados por São João Paulo II em 5 de outubro de 2003. Santo Arnaldo Janssen foi proclamado pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava.
Uma de suas célebres frases diz: “O anúncio do Evangelho é a maior prova de amor ao próximo”.
Fonte: https://www.mssps.org.br/santo-arnaldo-janssen
Santa Missa 14 de Janeiro de 2021, 19h | Adoração Santíssimo Sacramento – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por Pascom1ª Semana Comum | Quinta-feira
Primeira Leitura (Hb 3,7-14)
Salmo Responsorial (Sl 94)
Evangelho (Mc 1,40-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Tríduo em preparação para a festa de Santo Arnaldo Janssen – 12 a 14 de janeiro de 2021
/0 Comentários/em Notícias /por PascomTeve início hoje, em nossa paróquia, o Tríduo em preparação para a Festa de Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação do Verbo Divino, que acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de janeiro.
Santo Arnaldo, com a ajuda de alguns bispos, inaugurou no dia 8 de Setembro de 1875, em Styel (Holanda), a casa missionária e esta data é considerada o dia da fundação da Congregação do Verbo Divino.
Frases:
“O Senhor desafia a nossa fé e incentiva-nos a fazer algo novo, precisamente quando tantas coisas implodem na Igreja.”
“O anúncio do Evangelho é a expressão mais sublime de amor ao próximo”. Arnaldo Janssen
Oração:
“Deus, verdade Eterna.
Cremos em Vós.
Deus, nossa força e salvação.
Esperamos em Vós.
Deus, bondade infinita.
Nós Vos amamos de todo o coração.
Enviaste o Verbo Como Salvador do mundo.
Que nele sejamos todos um.
Infundi-nos o Espírito do Filho.
Afim de glorificarmos o Vosso nome.
Amém.”
Ante a luz do Verbo e o Espírito da graça, afastem-se as trevas do pecado e a noite da incredulidade.
E viva o coração de Jesus nos corações de todas as pessoas.
Confira AQUI AS FOTOS do 1º dia
Festa do Batismo do Senhor – 10 de janeiro de 2021
/2 Comentários/em Notícias /por PascomHoje celebramos a Festa do Batismo do Senhor. Com essa festa, encerramos as solenidades do Natal e, pelo calendário litúrgico, entramos no tempo comum, com o início da vida pública de Jesus.
João Batista disse: eu vos batizei com água, mas Ele vos batizará com o Espírito Santo. Assim, no dia do nosso batizado, recebemos a água – que é a matéria do Sacramento do Batismo – e fomos ungidos com a força do Espírito Santo.
Nosso vigário, Pe. Carlos, em sua homilia, nos convidou a refletir sobre a importância que o batismo deve ter em nossa vida. Como nós assumimos o nosso papel e nossa função de batizados e batizadas em nome de Jesus Cristo.
Na 1a leitura (Is 42,1-4.6-7), Isaías nos fala do servo do Senhor e apresenta uma palavra de consolo e esperança para o povo de Deus. “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
Na 2ª leitura, (At 10, 34-38) ouvimos que Pedro compreendeu que Deus não faz distinção entre as pessoas. Também nós, em nossa missão, como cristãos e cristãs batizados e ungidos com o Espírito Santo, não podemos fazer essa distinção. Todos têm o direito de ser salvos. Em nossa convivência quotidiana, temos que tratar a todos igualmente e nos tornar como luz nas trevas onde acontecem divisão, desunião, brigas, falta de fé e de esperança. Frisou que não são poucas as vezes que encontramos pessoas frustradas, desanimadas, que não acreditam mais que a vida é dom gratuito que Deus nos dá. E acrescentou que, pior ainda, é que muitos cristãos católicos batizados não vivem o batismo.
No Evangelho (Mc 1,7-11) Jesus, depois de ser batizado no rio Jordão, por João Batista, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele e do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
Disse que, como cristãos e cristãs batizados e batizadas, sabemos que somos filhos amados por Deus. Se tivermos essa fé, nenhum de nós pode viver na tristeza, na desesperança, na frustração, porque quando somos ungidos por Deus, nenhum mal, nenhuma força deste mundo pode nos derrubar porque Ele nos acompanha e nos ama de verdade.
Pe. Carlos nos deixou dois recados:
1º – temos que agradecer a Deus porque somos batizados. Isso é um dom que é ofertado para todos, mas nem todos o recebem. Devemos agradecer a Ele, que nos escolheu. Neste momento em que o mundo todo está triste, nós temos a alegria de saber que Deus nos ama.
2° – Nenhum de nós foi batizado para ficar à toa. Em Seu batismo, Jesus “foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele”. Temos esta fé ou não?
Se temos essa fé, podemos ter certeza de que, com a nossa presença, muitas pessoas receberão a força e a alegria. Temos que ser luz nas trevas e alegria para os que estão tristes.
O católico batizado não só participa da Santa Missa, tem que se preocupar com o que faz para o próximo, de acordo com o dom que recebeu de Deus gratuitamente.
Somos missionários que têm o dever de iluminar as trevas que estão em nossa casa, em nossa família e na sociedade em que vivemos. Que o Espírito Santo de Deus nos dê essa força para podermos assumir nossa missão.
Saiba mais:
BATISMO:
Matéria – água
Forma – “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Graça – Apaga o pecado original – nos torna filhos de Deus – é o nascimento espiritual.
Confira AQUI AS FOTOS
Santa Missa 10 de Janeiro de 2020, 10h – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por PascomBatismo do Senhor | Domingo
Primeira Leitura (Is 42,1-4.6-7)
Salmo Responsorial (Sl 28)
Segunda Leitura (At 10,34-38)
Anúncio do Evangelho (Mc 1,7-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Santa Missa 3 de Janeiro de 2020, 10h – Paróquia Verbo Divino DF
/0 Comentários/em Youtube /por PascomEpifania do Senhor | Domingo
Primeira Leitura (Is 60,1-6)
Salmo Responsorial (Sl 71)
Segunda Leitura (Ef 3,2-3a.5-6)
Anúncio do Evangelho (Mt 2,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei4, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Neste tempo de afastamento físico, precisamos mais do que nunca da união dos católicos para manutenção da nossa Igreja (comunidade, Paróquia e Arquidiocese). Assim, estamos deixando aqui a conta da paróquia e contamos com a generosidade para doação de qualquer quantia.
Banco do Brasil
Ag:1003-0
Conta: 431059-4
Ver no YouTube
Celebração da Festa da Epifania do Senhor
/0 Comentários/em Notícias /por PascomA missa das 18h segue a liturgia dominical. Então, neste dia 2 de janeiro, celebramos a Festa da Epifania do Senhor. Em sua homilia, Pe. Carlos nos instruiu que, liturgicamente, com essa festa, a Igreja encerra o período de Natal e inicia um tempo novo. Pela tradição, a Epifania do Senhor se dá no dia 6 de janeiro, mas no Brasil, normalmente, se comemora no domingo para que o povo possa participar. Epifania significa a manifestação do Senhor.
Na solenidade da epifania do senhor a Igreja faz o anúncio das solenidades móveis, durante o ano. O centro de todo o ano litúrgico é o tríduo pascal, que tem seu ponto mais alto no domingo da Páscoa. Dessa solenidade, derivam todas as demais celebrações do ano litúrgico. Pe. Carlos frisou a importância da participação de todos os católicos nas celebrações nas datas lidas no Anúncio da Páscoa. Disse que o anúncio é, na verdade, uma programação da vida das pessoas de fé e que não devemos marcar outros compromissos nessas datas.
Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
Na festa da sagrada família, os pastores foram visitar o menino Jesus, o Filho de Deus que se fez carne e habitou entre Nós. Essa festa mostrou-nos A humanidade de Jesus que, sendo Deus, se fez carne, como nós. Já a festa de hoje, nos mostra a divindade de Jesus, o Salvador, que veio, não só para os Judeus, povo eleito, mas para todas as nações do mundo inteiro. No início da Santa Missa, recebemos as imagens dos 3 Reis magos, representantes da Europa, Ásia e África. É importante saber que aquele menino pobre, humilde, por eles visitado, é Deus.
Ouvindo e meditando as leituras de hoje, temos alguns pontos importantes: na 1a leitura do livro de Isaías, o nascimento do rei, do messias, em Belém, torna a cidade de Jerusalém como uma luz para todas as nações.
Na segunda leitura, Paulo revela aos Efésios que, por meio do Evangelho, os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo, reforçando assim, o mistério de que Deus nasceu não só para os Judeus, mas também para todos os pagãos. Paulo, o apóstolo dos gentios ou dos pagãos, como eleito especial, recebeu a grande graça para compreender esse mistério da salvação de todos.
No evangelho, os reis magos, na busca incessante pelo local onde deveria nascer o menino, foram ao encontro do rei Herodes, e assustaram-no, pois, ainda que sendo judeu, não sabia do nascimento de Jesus. Os sumos sacerdotes e mestres da lei disseram que seria em Belém. Eles sabiam disso intelectualmente, mas não reconheciam Seu nascimento. Nos chama muito a atenção que os magos, que não eram do povo eleito, é que anunciaram aos Judeus que o Messias já havia nascido. Herodes os orienta a voltarem com informações sobre o menino, com intenção não de adorá-Lo, e sim de matá-Lo. Mas, avisados em sonhos, voltaram por outro caminho.
Pe. Carlos fez um paralelo com essa leitura, dizendo que esse, na realidade, é o processo de nossa fé. Os reis magos não voltaram pelo mesmo caminho. O encontro verdadeiro com Jesus traz, sempre, uma mudança em nossa vida. Quem tem um encontro verdadeiro com Ele, não anda pelo mesmo caminho.
Pe. Carlos questionou se realmente encontramos o menino Jesus, se somos luz para o nosso próximo e incentivou-nos a sair além de nossa família, de nossa comunidade, de nosso país, para ir ao encontro dos irmãos que precisam de nossa ajuda.
Peçamos ao menino Jesus que nos ilumine, para que possamos viver como Seus discípulos missionários e levar a luz do Evangelho às pessoas que vivem sem esperança, sem alegria e sem paz.
Confira AQUI AS FOTOS
Feliz e abençoado ano novo!
/0 Comentários/em Notícias /por PascomIniciando o ano civil, com muita esperança, celebramos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que encerra o período conhecido como Oitava do Natal.
Oitava de natal é o período de oito dias, celebrado pela igreja, em que se vive a exultação da Festa do Nascimento de Jesus, entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. É um “tempo especial de graças” em que todos os fiéis podem vivenciar por um intervalo maior, as bênçãos de Deus neste período. Nesse primeiro dia do ano civil, consagramos e oferecemos o novo ano ao Senhor, através das mãos de Maria, mãe de Deus e nossa, pedindo que ela nos acompanhe e seja modelo e proteção para todos nós.
O verbo se faz carne, vem morar em nosso meio e permanece conosco. Pe. Vagner exortou-nos a iniciar este ano com esperança e compromisso. Em meio às agruras do nosso tempo, em nossa vida, nunca estamos desamparados, sozinhos ou abandonados porque Deus caminha conosco e nos fortalece para enfrentar essas dificuldades.
Pe. Vagner instruiu que a liturgia de hoje nos fala dessa esperança. Na 1ª Leitura, Moisés é orientado por Deus a abençoar o povo com essas palavras: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ (Num 6,24-26)
Iniciamos o novo ano buscando a bênção de Deus. Essa bênção que é salvação. O Senhor nos abençoa nos protegendo, sendo-nos propício e dando-nos o dom da paz.
No primeiro dia do ano, a igreja celebra o dia mundial da paz. e nos convida a buscar a paz que vem de Deus. Citando o Papa Francisco, nosso pároco comentou a beleza da mensagem para a celebração do 54º DIA MUNDIAL DA PAZ, que tem como tema: “A cultura do cuidado como percurso de paz”. A cultura do cuidado para erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer. (Vide:
http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/papa-francesco_20201208_messaggio-54giornatamondiale-pace2021.html)
Somos abençoados por Deus e devemos buscar a paz. Devemos ser pessoas de paz e espalhar a paz, começando pela nossa família, por nós mesmos, até chegar ao mundo todo. A igreja é chamada a ser instrumento de paz.
na segunda leitura São Paulo nos fala do grande mistério do amor de Deus, que enviou seu filho ao mundo nascido de mulher, sujeito a lei, para resgatar os que estavam sujeitos à lei. Jesus estabelece para nós uma nova relação com Deus. Uma relação de filhos: “Porque sois filhos Deus enviou aos nossos corações um espírito que clama Abá, o Pai”. Já não somos mais escravos, mas herdeiros. A palavra Abá é uma palavra carinhosa que nos leva a uma intimidade com nosso Pai.
Esse é o grande mistério que dá origem à festa que celebramos hoje – Santa Maria, Mãe de Deus – título estabelecido pela Igreja para afirmar que Maria é Mãe de Deus e que Jesus é Deus.
O Concílio de Éfeso define esse dogma e proclama que Jesus é verdadeiramente Deus e Verdadeiramente Homem.
No Evangelho, os primeiros que recebem o grande anúncio do nascimento do Senhor, são os pastores, que foram às pressas a Belém e voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido.
Que Santa Maria, a mãe de Deus, nos ensine a, como ela, guardar e meditar em nossos corações toda a ação de Deus, tudo o que Ele realiza em nossas vidas, os sinais de Sua presença e a atuar sendo instrumentos de paz e do amor de Deus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!
Confira AQUI AS FOTOS