“O Escotismo católico é escola de sã e adequada preparação para a vida com o fim de formar nos jovens – desde a infância – homens de caráter e cidadãos leais, disciplinados, moderados pelo sacrifício e, sobretudo, bons cristãos, desejosos de virtude, ativos na caridade, filialmente obedientes à Igreja, solícitos por dar testemunho de sua Fé.” (João XXIII. Carta ao Conselheiro-Geral da Associação Italiana de Escotismo. 2 de maio de 1959.)
O 10º DF – Grupo de Escoteiros Olavo Bilac presente na Paróquia do Verbo Divino tem por objetivo colaborar com as famílias na educação de crianças e jovens, ajudando-os no desenvolvimento espiritual, emocional, social, intelectual, físico e do caráter.
Participam do Grupo crianças e jovens de 6 a 22 anos, que se reúnem nas tardes de sábado para atividades que incluem hasteamento da bandeira nacional, jogos diversos, canções, instrução sobre técnicas mateiras e diferentes ramos do conhecimento (ciência, cultura, esporte, serviço, comunicação e primeiros socorros). Eventualmente, são realizados, ainda: acampamentos, jornada, visitas a museus, quarteis e teatros.
Reuniões:
Sábados de 15h às 18h
Sala 09 Subsolo – Portão Vermelho
Contato:
Franci Izidro – (61) 99297-6052 franciizidro@bol.com.br decimodf@gmail.com
O Escotismo
Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Valendo-se do natural interesse pelo meio ambiente e o espírito de aventura, os jovens participam de uma dinâmica de vida em equipe onde desenvolvem o relacionamento humano, a cidadania e participam em diversas oportunidades de desenvolver por si mesmos o caráter, norteados pelos princípios escoteiros que são a Lei e a Promessa Escoteiras.
O Ramo Escoteiro é motivado por um sistema de uniformes, distintivos e símbolos, por onde podem os jovens descobrir e desenvolver habilidades, aprender e executar aptidões próprias. A distinção máxima que condecora um jovem no Ramo Escoteiro devido a um excelente desempenho de suas funções na Tropa e na Patrulha, além da recompensa pelo esforço pessoal em aprendizado e prática de assuntos técnico-escoteiros e pelo elevado grau de responsabilidade quando ao seguimento da Lei e a da Promessa Escoteira, chama-se “ESCOTEIRO LIS DE OURO”, pelo qual recebe uma insígnia que pode usar em seu uniforme.
O Escotismo Católico
O Escotismo Católico é parte integrante e reconhecida da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (www.scout.org) e pelo Conselho para laicos do Vaticano (www.vatican.va). Surgiu em 1920 no Continente Europeu, proporcionando a vivência escoteira às comunidades de juventude Católica Apostólica Romana.
No mundo, o Escotismo Católico é organizando pela CICS – Conference Internationale Catholique du Scoutisme (www.cics.org), com representação no continente americano pela CICE – Conferência Interamericana Católica de Escotismo (www.cice-america.org).
Leia mais:
Escoteiros do Brasil – página nacional
Os escoteiros católicos
Conference Internationale Catholique du Scoutisme
Conferência Interamericana Católica de Escotismo