Dia 2 de julho – Descida dos mastros dos Santos: São Pedro, São João e Santo Antônio com missa campal e barraquinhas na Paróquia do Verbo Divino

As festas juninas tiveram origem na idade média, na celebração dos chamados Santos Populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Têm início no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, seguido por São João Batista, homenageado no dia 24 e finalizando no dia 29, que é dedicado a São Pedro.

Entre os costumes católicos, essa festa é marcada pelo levantamento de três bandeiras sobre os mastros, cada uma com a figura de um dos santos juninos: Santo Antônio é representado como um homem de meia-idade que segura o menino Jesus nos braços; São João é uma criança de cabelos encaracolados que tem um carneirinho no colo, simbolizando Jesus Cristo, apontado por São João Batista como o verdadeiro Cordeiro de Deus; São Pedro aparece na bandeira como uma pessoa idosa que tem nas mãos as chaves do céu.

São João era primo de segundo grau de Jesus, ficou conhecido como “Batista”, porque pregava um batismo de arrependimento para remissão dos pecados. Santo Antônio chamava-se Fernando de Bulhões e mudou seu nome quando ingressou na Ordem Franciscana. É o padroeiro dos pobres e conhecido como santo casamenteiro. São Pedro, pescador e apóstolo de Jesus, é conhecido como o santo dos pescadores e das viúvas, guardião das chuvas e porteiro do céu.

No dia de São Pedro, simbolicamente se “rouba” o mastro para marcar o fim das festas juninas.

Assim, no DIA 2 DE JULHO, sábado, para finalizar esse alegre e importante tempo festivo e realizar a descida dos mastros dos Santos Padroeiros da festa, em nossa Paróquia do Verbo Divino, será realizada uma missa campal, às 18 horas, seguida de pequena festa com barraquinhas de canjica, milho, pamonha, churrasquinho, galinhada, batata frita, arroz carreteiro, cachorro quente, bebidas e pescaria, para animar as nossas crianças.

Compareçam e prestigiem esse evento de confraternização e homenagem a esses santos tão importantes em nossa religião católica.

E viva Santo Antônio, São João e São Pedro!