Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José
A Igreja celebra neste final de semana a festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José.
Estamos celebrando a festa da Sagrada Família dentro da oitava do Natal. Segundo a tradição da Igreja, na noite de 24 de dezembro se começa a celebrar de maneira solene o Natal do Senhor e, logo após, seguem-se oito dias chamados “Oitava de Natal”, que começa em 25 de dezembro e se conclui no dia 1º de janeiro, nos quais se festeja igualmente o nascimento do Menino Deus. Ou seja, a Solenidade do Natal não é vivida somente em um dia, mas é estendida por oito dias. É um tempo oportuno para a celebração do mistério do Verbo que habitou no meio de nós e propício para meditação da Palavra de Deus.
A festa da Sagrada Família foi instituída pelo papa Leão XIII, em 1883 e estendida a toda a Igreja pelo papa Bento XV. (Fonte:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sagrada-familia/55/102/)
A liturgia mostra-nos a família de Jesus, como modelo para nossas famílias e comunidades. Pe. Vagner nos exortou a seguir o exemplo da família de Nazaré, dizendo que “essa Festa nos aprofunda no mistério da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo que veio a nós e santificou a nossa humanidade e ao nascer no seio de uma família humana, santificou também a família. Ao celebrarmos hoje a família de Jesus, Maria e José, nós queremos que essa família seja para nós o modelo a seguir”.
A Sagrada Família é exemplo para todas as famílias e símbolo da união da Santíssima Trindade. Somos chamados a imitar suas virtudes.
Sobre a Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3, 12-21, nosso Pároco reforçou as atitudes que as famílias devem ter e esclareceu o sentido da palavra suportar, que não é de aturar ou aguentar o outro simplesmente, mas de dar suporte, dar apoio e o perdão.
Com uma bênção especial e aspersão da água benta sobre as famílias, Pe. Vagner encerrou a celebração, emocionando a muitos dos presentes, ao som da canção do Pe. Zezinho: Oração pela família.
“Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível. Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho, para quem é pobre e necessitado.” (Trecho da Oração do Papa Francisco à Sagrada Família)
Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!
Confira AQUI as FOTOS da celebração
A PASCOM agredece a colaboração das Paroquianas Silvia, Dulcimar e Joana pelo envio das fotos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!