Via-Sacra – 28 de fevereiro de 2020

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

‘Via sacra’ quer dizer ‘Caminho Sagrado’ ou ‘Via Crucis’ “Caminho da Cruz”. Diz uma antiga tradição que Maria Santíssima percorria sempre o caminho por onde Jesus carregou a Cruz pelas ruas de Jerusalém. Os discípulos vendo-a fazer este caminho com frequência, decidiram acompanhá-la. Com o passar dos anos os peregrinos que lá chegavam tinham já o seu roteiro pela cidade santa: seguir os passos de Jesus da casa de Pilatos até o sepulcro. Porém, foi no período das Cruzadas (sec. IX/XII) que a prática se intensificou entre os peregrinos e o número de estações foi definindo paulatinamente pois, parte das cenas são tiradas do evangelho e a outra parte tirada da Tradição cristã.

Existem pelo menos 8 motivos elencados pelo Papa Francisco para se rezar a Via-Sacra:

  • É um gesto que demonstra confiança em Deus. A Cruz é o sinal do Amor de Deus que chegou ao extremo. Cristo não ilude ninguém. Ele é a nossa salvação.
  • É a renovação da minha adesão à Cruz. Onde eu me coloco? No lugar de Pilatos, Maria, Cirineu? Estou disposto a carregar a minha cruz?
  • Lembrar que Jesus sofre conosco, pois na Cruz está contido todos o sofrimento do homem. Nós não estamos sozinhos no caminho da vida.
  • Fazer escolhas concretas. Deixar que o Amor de Cristo nos contagie a também sermos entregues e cheios de caridade para com o próximo.
  • Tomar uma decisão por Cristo ou não. Ser cristão exige uma postura radical. De que lado estamos? Eu aceito o Cristo quer me dar?
  • A Cruz é a resposta de Deus para o mal no mundo. Loucura para o mundo sabedoria de Deus! Diante de tanto horror, Deus está disposto a acolher quem se arrepende de coração.
  • Renova-se a certeza do amor de Deus por nós. Quem contempla a Cruz recebe graças infinitas. Recebe o dom de uma confiança inabalável em Deus.
  • “É um caminho da Cruz até a Ressurreição.

Ó Jesus, guiai-nos da Cruz à Ressurreição e ensinai-nos que o mal não tem a última palavra, mas sim o amor, a misericórdia e o perdão. Ó Cristo, ajudai-nos a exclamar outra vez: ‘Ontem fui crucificado com Cristo, hoje sou glorificado com Ele. Ontem morri com Ele, hoje vivo com Ele. Ontem fui enterrado com Ele, hoje ressuscito com Ele

Fonte: https://dovergilio.com/cf2018/a-via-sacra/

Confira AQUI AS FOTOS da Via-Sacra

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *