Via-Sacra – 28 de fevereiro de 2020

‘Via sacra’ quer dizer ‘Caminho Sagrado’ ou ‘Via Crucis’ “Caminho da Cruz”. Diz uma antiga tradição que Maria Santíssima percorria sempre o caminho por onde Jesus carregou a Cruz pelas ruas de Jerusalém. Os discípulos vendo-a fazer este caminho com frequência, decidiram acompanhá-la. Com o passar dos anos os peregrinos que lá chegavam tinham já o seu roteiro pela cidade santa: seguir os passos de Jesus da casa de Pilatos até o sepulcro. Porém, foi no período das Cruzadas (sec. IX/XII) que a prática se intensificou entre os peregrinos e o número de estações foi definindo paulatinamente pois, parte das cenas são tiradas do evangelho e a outra parte tirada da Tradição cristã.

Existem pelo menos 8 motivos elencados pelo Papa Francisco para se rezar a Via-Sacra:

• É um gesto que demonstra confiança em Deus. A Cruz é o sinal do Amor de Deus que chegou ao extremo. Cristo não ilude ninguém. Ele é a nossa salvação.
  • É a renovação da minha adesão à Cruz. Onde eu me coloco? No lugar de Pilatos, Maria, Cirineu? Estou disposto a carregar a minha cruz?
  • Lembrar que Jesus sofre conosco, pois na Cruz está contido todos o sofrimento do homem. Nós não estamos sozinhos no caminho da vida.
  • Fazer escolhas concretas. Deixar que o Amor de Cristo nos contagie a também sermos entregues e cheios de caridade para com o próximo.
  • Tomar uma decisão por Cristo ou não. Ser cristão exige uma postura radical. De que lado estamos? Eu aceito o Cristo quer me dar?
  • A Cruz é a resposta de Deus para o mal no mundo. Loucura para o mundo sabedoria de Deus! Diante de tanto horror, Deus está disposto a acolher quem se arrepende de coração.
  • Renova-se a certeza do amor de Deus por nós. Quem contempla a Cruz recebe graças infinitas. Recebe o dom de uma confiança inabalável em Deus.
  • “É um caminho da Cruz até a Ressurreição.

Ó Jesus, guiai-nos da Cruz à Ressurreição e ensinai-nos que o mal não tem a última palavra, mas sim o amor, a misericórdia e o perdão. Ó Cristo, ajudai-nos a exclamar outra vez: ‘Ontem fui crucificado com Cristo, hoje sou glorificado com Ele. Ontem morri com Ele, hoje vivo com Ele. Ontem fui enterrado com Ele, hoje ressuscito com Ele

Fonte: https://dovergilio.com/cf2018/a-via-sacra/

Confira AQUI AS FOTOS da Via-Sacra