1º de maio – Dia de São José Operário e dia do trabalhador

Através do Decreto Quemadmodum Deus, assinado pelo Beato Pio IX, em 8 de dezembro de 1870, São José foi proclamado patrono da Igreja Católica e, para celebrar os 150 anos dessa declaração, com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o Papa Francisco convocou o “Ano Especial de São José” que teve início em 8 de dezembro de 2020 e se encerrará a 8 de dezembro deste ano.

No dia 19 de março, a igreja celebra a Solenidade de São José, patrono da igreja e no dia 1º de maio, celebra São José Operário, santificando e dignificando o trabalho humano.

Além de ser invocado como o santo padroeiro da Igreja universal, São José é também aclamado como padroeiro dos trabalhadores, dos pais e da boa morte.

Durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para lucrar a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja para este fim: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

As indulgências podem ser recebidas este ano por meio de mais de uma dúzia de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso. (Fonte: ACI Prensa.)

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, em nossa paróquia, a missa das 8h foi dedicada especialmente a São José Operário, com liturgia própria.

Na missa das 18h, com liturgia dominical, ao final da celebração, a Schola Cantorum de Brasília, dirigida pelo Dr. Zoltan Paulinyi, executou o Espicilégio em honra a São José.

Oração a São José:

Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém.

Conheça a íntegra da Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai” em:

Confira AQUI AS FOTOS