Festa do Padroeiro e abertura do Ano Jubilar – 16 de abril de 2021

Chegou o grande dia. A Paróquia do Verbo Divino está em festa!

Celebramos a festa de nosso padroeiro, o Verbo Divino que, originalmente, comemora-se no dia 25 de março. Este ano, porém, nossa paróquia transferiu para a primeira semana depois da Oitava da Páscoa para poder celebrá-la mais festivamente. Esta celebração marca também a abertura do Ano Jubilar Paroquial, que teve início ontem, 16 de abril, com a celebração dos 50 anos do decreto de criação da paróquia e se encerrará no dia 2 de fevereiro de 2022, com a comemoração dos 60 anos de começo da caminhada paroquial.

Não há como falar de nossa paróquia sem citar os nomes de Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação do Verbo Divino e de São José Freinademetz, presbítero, da Sociedade do Verbo Divino, testemunhas autênticas de Cristo, que nos deixaram exemplos do verdadeiro espírito missionário de anunciar a palavra de Deus a todos os povos.

A Eucaristia foi presidida por nosso arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada pelo Pe. Djalma Antônio da Silva, svd, Diretor do Centro Cultural Missionário, da CNBB, por nosso pároco Pe. Vagner Apolinário, svd e nosso vigário Pe. Carlos Kelalu, svd, auxiliados pelos diáconos José Algaci e Raimundo Coelho.

Ao iniciar sua homilia, Dom Paulo nos falou da alegria em celebrar conosco a abertura do ano jubilar, momento bonito, momento rico da vida da paróquia. Momento de agradecermos a Deus por tudo aquilo que Ele fez, por tudo aquilo que o Seu amor misericordioso fez na história e na vida da nossa amada paróquia.

Referindo-se à liturgia do dia 25 de março, disse: Estamos celebrando a missa da anunciação do Senhor, a nossa paróquia é Paróquia do Verbo Divino e quem é o Verbo Divino? Verbo Divino é o verbo de Deus. É o próprio Filho que entrou em nossa história.

Citando o capítulo 1 do evangelho de São João, disse que o verbo que existia eternamente com Deus, num determinado momento do tempo, entrou em nossa história quando o anjo do Senhor foi a Nazaré, uma pequena e desconhecida vila, para pedir o consentimento de uma virgem.

A Primeira Leitura falou de uma virgem que deveria conceber, falou de um sinal de Deus, naquele tempo de crise e o profeta diz que o próprio Deus dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho.

Instruiu que o termo almah foi traduzido depois pela septuaginta por parthenos que significa virgem.

Disse que a profecia ficou aberta porque o falar de Deus não se cumpre totalmente no momento da história. O falar de Deus é sempre um falar aberto porque é um falar de salvação. Foi um sinal de Deus naquele tempo, mas a profecia tomou corpo quando uma virgem concebeu e essa virgem é Maria.

O anjo a saúda como Cheia de Graça: Salve, cheia de Graça. Maria é essa mulher totalmente agraciada por Deus, que tem um projeto para ela, que deve conceber por obra do Espírito: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”. É o Verbo de Deus que entra em nossa história através de Maria, através de uma virgem concebendo e isso é obra de Deus.

Exortou-nos nosso bispo a que celebremos com alegria essa abertura do ano jubilar de nossa paroquia. 50 anos do decreto e 60 anos existência. Celebremos agradecendo pelos 60 anos que o Verbo de Deus é aqui anunciado, seguido e que foi transformando a vida de tanta gente… Somos chamados a levar para frente o Verbo de Deus e fazê-lo conhecido, amado, seguido e adorado… Celebrar esse jubileu é renovar o compromisso missionário que vai além do espaço territorial, da comunidade daqueles e daquelas que aqui se encontram e se sentem família reunida ao redor do Verbo de Deus.

Hoje, após a santa missa da manhã, todas as intenções trazidas pelos fiéis durante os dias do tríduo em preparação para a festa do padroeiro, foram queimadas no velário, em um ato  simbólico.

“Não considero a vida missionária como um sacrifício que ofereço a Deus, mas como a maior graça que Deus me poderia ter dado”. (São José Freinademetz)

“O anúncio do Evangelho é a forma mais sublime de amor ao próximo” (Santo Arnaldo Janssen)

Confira AQUI AS FOTOS

Confira AQUI AS FOTOS da queima de intenções