Celebração de Pentecostes – Vem Espírito Santo!

“Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” (Jo 15 26-27).

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa, no qual comemora-se a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Chegamos ao final do tempo pascal. Em nossa paróquia, a Festa de Pentecostes foi preparada com muita oração e alegria durante a novena realizada no período de 13 a 21 de maio, com texto elaborado pelo Pe. Vagner e organização pela RCC. Os fiéis que não puderam acompanhar presencialmente, o fizeram de casa graças à transmissão pelo canal da paróquia paroquiaverbodivinobsb, no Youtube.

Pentecostes tem sua origem no Antigo Testamento, quando os judeus celebravam a festa das colheitas, oferecendo a Deus, os primeiros frutos produzidos pela terra. Era também conhecida como festa das sete semanas, por ser celebrada sete semanas depois da festa da Páscoa.

No Novo Testamento, o Pentecostes acontece quando estão reunidos os discípulos e Maria, mãe de Jesus que, ao ouvirem um barulho, como se fosse uma forte ventania, apareceram línguas como que de fogo e pousaram sobre cada um deles que, ficando cheios do Espírito Santo, começaram a falar em diversas línguas, conforme o Espírito os inspirava.

Na homilia da missa das 18h, no sábado, Pe. Vagner nos ensinou que Pentecostes encerra o período pascal. Frisou que a ressurreição e a vinda do Espírito Santo estão intimamente ligadas. Jesus ressuscita e, com a unção do Espírito Santo, transforma e envia os apóstolos a anunciar o evangelho a todos os povos, testemunhando a ressurreição do Senhor. Dessa forma, nasce a igreja missionária.

É pela ação do Espírito Santo que Jesus continua presente em Sua Igreja.

Hoje, na missa das 10h, Pe. Carlos nos recordou que os apóstolos estavam amedrontados e preocupados, achando que seria o fim para aqueles que acreditavam em Cristo Ressuscitado, mas com a vinda do Espírito Santo, dom de Deus, foram transformados e encorajados a anunciar o evangelho.

Asseverou que os problemas não terminaram, mas a coragem e o ardor missionário no anúncio do evangelho, dados pelo Espírito Santo, nos impelem a sermos testemunhas da boa nova.

O Espírito Santo não nos abandona e transforma todas as pessoas que têm o coração aberto para ouvir a voz de Deus. Só entra em nossa casa e em nossa comunidade se estivermos unidos em oração. Por fim, exortou-nos a manter a união e comunhão com Deus e com os irmãos.

Com o encerramento do tempo pascal, o Círio que nos acompanhou nesses 50 dias foi apagado. Esse sinal nos foi tirado para que, doravante, sejamos nós a Luz de Cristo que se irradia para o mundo.

Cristo, Luz do mundo, demos graças a Deus!

Confira AQUI AS FOTOS do dia 22 de maio – Missa das 18h

Confira AQUI AS FOTOS do dia 23 de maio – Missa das 10h