Como rezar a Lectio Divina

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Querido Povo de Deus, paroquianos da Paróquia do Verbo Divino.

Este tempo em que nós estamos vivendo pede de nós reforçar a nossa vida de oração. Uma das modalidades que nós estamos propondo para estes dias é a Leitura Orante da Palavra de Deus, também chamada Lectio Divina. Ela consiste em rezar com a Palavra de Deus.

Eu proponho que antes de começá-la você crie um ambiente tranquilo e favorável à oração. Coloque a Biblia aberta diante de você, acenda uma vela, posicione-se de modo a estar confortável, em uma postura que favoreça a oração. Cante um refrão meditativo que te ajude a entrar em oração. Sugiro que você cante “É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal” ou outro. Faça também alguns exercícios de respiração, inspirando e respirando lentamente. Sinta o percurso do ar desde suas narinas até seus pulmões e depois como sai. Enquanto faz isso pode ir repetindo mentalmente alguma jaculatória como “ Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso” ou “ Jesus, Filho de Deus, Salvador, tende piedade de mim que sou pecador” ou ainda “Espírito de Deus, Consolador, enche-me com tua força e Teu amor” ou outra. Coloque-se na presença do Deus Uno e Trino, Invoque o Espírito Santo.

Depois desta preparação podemos começar a Lectio Divina propriamente dita. Ela consta de quatro degraus que nós iremos subir: Lectio (leitura), Meditatio (meditação), Oratio (oração) e Contemplatio (contemplação). Escolha um trecho da Escritura. Recomendo que se tome o Evangelho do dia.

1 Lectio: Nesta etapa nós iremos ler o texto e procurar compreendê-lo. A pergunta que nos fazemos nesse momento é “o que o texto diz?”. Procure compreender o significado mais imediato do texto. Pergunte-se pelo que está acontecendo neste texto, quem são os personagens presentes, quem fala, para quem e o que fala. Se for necessário leia o texto mais de uma vez, ou se a oração for em grupo peça para que pessoas diferentes leiam o texto.

2 Meditatio: Agora a pergunta é “o que o texto diz para mim?”, procure refletir sobre o que este texto diz para a sua vida, para a situação que você está vivendo. É o momento de saborear a Palavra. Você pode repetir alguma palavra ou frase que te tocou mais.

3 Oratio: Agora nós perguntamos “o que o texto me faz dizer a Deus?”. Nesse momento, a partir da sua reflexão e da sua meditação, eleve sua oração a Deus, dando respostas ao que ele te suscitou. Pode ser um momento também para fazer o seu compromisso de vida a partir do que o texto te suscitou.

4 Contemplatio: Este momento te chama a estar diante de Deus e deixar que Ele te fale. É o momento mais difícil, pois não depende de nossa vontade apenas, mas é graça de Deus. Deixe que Ele te conduza neste momento. Deixe que Deus te fale, através do texto rezado e também de outras situações da vida.

Você pode terminar rezando o Pai-Nosso e agradecendo a Deus por este momento de encontro com Ele.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.