Vamos rezar a Liturgia das Horas?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Liturgia das Horas é a oração da Igreja, que consta de rezar os salmos durante vários momentos ao dia. Há uma oração da manhã, algumas durante a manha e a tarde, uma ao final da tarde e outra ao fim do dia. É uma forma de a Igreja ir santificando todo o dia. Os sacerdotes são obrigados a rezar todos os dias, mas cada fiel é também convidado.

Eu queria convidá-los a rezar comigo a oração da manhã, chamada Laudes. Para rezar você precisará de um Breviário, que é o nome que damos ao livro que reúne as orações da Liturgia das horas. Se você não tem um breviário não há problema. Há diversos aplicativos que nos ajudam a rezar esta oração. Vou recomendar aqui alguns. Você pode encontrá-los no Play Store ou no Apple Store.

O primeiro, que eu gosto mais, chama-se iLiturgia (http://www.cascubo.com/iliturgia/iLiturgia.html). É da Edições CNBB. Paga-se um pequeno valor e é totalmente off-line. Há outros aplicativos que são gratuitos como o Liturgia das Horas online (https://play.google.com/store/apps/details?id=online.liturgiadashoras.liturgiadashorasonline) e o Liturgia das Horas
(https://play.google.com/store/apps/details?id=com.comunidadekairos.liturgiadashoras&hl=pt_BR). Eles também são bons, porém você precisa ter internet para utilizá-los.

A hora das Laudes, como eu dizia antes, é a oração da manhã. Laudes significa “louvor” e assim louvamos a Deus pelo começo de mais um dia. Nós começamos com o invitatório e durante ele fazemos uma pequena cruz com o dedão sobre os lábios.

Invitatório:
Presidente: Abri os meus lábios, ó Senhor!
Resposta: E minha boca anunciará Vosso louvor!
Em seguida reza-se um dos salmos propostos para introduzir a oração.

Hino:
Depois disso reza-se o hino: Para cada dia e cada momento há um hino diferente.

Salmodia:
Composta por dois salmos de louvor intercalados por um cântico do Antigo Testamento. Antes de cada salmo dizemos uma antífona, que está indicada e ao final rezamos o gloria ao Pai e repete-se a mesma antífona.

Leitura breve:
Trata-se de um breve momento em se ouve e, em seguida, medita-se a Palavra de Deus.

Responsório breve:
É uma resposta breve à Palavra de Deus. Usa-se uma antífona para a resposta

Cântico Evangélico:
Nas Laudes, este cântico é sempre o Benedictus, que é o cântico de Zacarias, narrado em Lc 1, 68-79. Este cântico por ser um texto do Evangelho podemos rezá-lo de pé e fazendo o grande sinal da cruz.

Em seguida vêm as preces, através das quais consagramos nosso dia e trabalho a Deus. Além das que estão indicadas, você pode acrescentar preces espontâneas.
Seguem-se a Oração do Senhor (Pai Nosso) e a oração conclusiva (há uma para cada dia)

Podemos terminar com a benção, que quando não houver um sacerdote ou diácono ou quando o sacerdote está rezando sozinho utiliza-se a seguinte fórmula, fazendo sobre si o sinal da cruz: “O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.