Domingo de Ramos – 10 de abril de 2022

“Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9)

Neste ano, a Procissão de Ramos foi um pouco diferente do que estávamos acostumados.

A missa, celebrada pelo nosso pároco Pe. Vagner, svd e concelebrada pelo Pe. Scott Randall, com o auxílio do Diácono Algaci, teve início às 9h30 em frente à capela da Casa de Retiros Assunção, de onde os fiéis partiram agitando seus ramos, rumo à paróquia, cantando, rezando e louvando o nome de Jesus.

Outros tantos se juntaram ao grupo pelo caminho, fazendo a procissão ainda mais bonita e participativa. Foi muito emocionante a chegada dos caminheiros na paróquia, onde foram recepcionados pelos que os aguardavam.

Pe. Randall iniciou a homilia falando sobre a Paixão relatada no evangelho de São Lucas e lida na missa com a participação da comunidade, que tinha que gritar “crucifica-o”. Lembrou que essa mesma multidão, pouco antes havia participado na procissão de ramos, (que saiu da casa de Retiros Assunção) cantando Hosana ao Filho de Davi, Hosana a Jesus, elogiando e glorificando-O.

Asseverou que o mistério da Semana Santa não é somente glória ou luto, são as 2 coisas juntas: somos nós que cantamos hosana, no Domingo de Ramos e poucos dias depois gritamos crucifica-o, nesta semana, que é uma semana de lágrimas.

Disse que as lágrimas têm seu próprio mistério. Seja choro de dor ou de alegria, misteriosamente, as mesmas lágrimas, a mesma água salgada, dos mesmos olhos correm novamente na presença de uma grande alegria ou de tristeza. Assim é na Semana Santa.

As lágrimas de dor de Nossa Senhora, as lágrimas das mulheres que acompanham a Via-Crucis, as lágrimas de São João e aquelas lágrimas que vão correr após a descoberta da tumba vazia. Do maior e inimaginável sofrimento até a glória mais sublime, esta é a Semana Santa.

Que Deus nos dê uma Semana Santa verdadeiramente recolhida, olhando para nossas alegrias e para nossas tristezas pela lente de Jesus, pela lente de Sua paixão, desejou o concelebrante Pe. Randall a todos os fiéis.

Confira aqui as fotos da Procissão de Ramos

Confira aqui as fotos da Santa Missa