Carreata e procissão do encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos – 12 de abril de 2022

“Um de vós me entregará…
O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.”

Comunidades unidas para viver a Semana Santa, assim foi visto o acolhimento aos paroquianos e ao sacerdote Padre Ricardo Ferreira, da Paróquia São José Operário. Por meio de uma carreata, vinda da 605 norte, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores, e da procissão de nossa comunidade, vinda da Casa de Retiros Assunção, 611 norte, levando a imagem do Senhor dos Passos, o encontro se deu no pátio da Paróquia do Verbo Divino. Um momento cheio da graça de Deus, em que padre Vagner Apolinário, svd, nos presenteou com um sermão durante a cerimônia da aproximação das imagens, rogando a Deus que também nós nos aproximássemos de Deus. “Nos encontros dessa vida suportemos os sofrimentos, quando é o nosso e ajudemos a mitigar quando é o sofrimento de nosso irmão”.
A Santa Missa, ocorrida logo após a celebração do encontro, foi presidida pelo padre Ricardo Ferreira. As duas comunidades tornaram-se uma só para a celebração da Missa e com muita alegria as duas imagens foram recebidas com um belo canto que dizia: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação”.
Em sua homilia, padre Ricardo Ferreira nos agraciou falando que mais uma vez temos a oportunidade de celebrar e partilhar o pão da palavra nesta Semana tão importante. O Evangelho nos trouxe o momento da Ceia em que Cristo anuncia que será traído e negado. Toda ação realizada com os apóstolos, antes da morte de Jesus, também mostrou amor ao acolher Judas. E Deus é assim: sabe que somos pecadores, insiste em nós todos os dias. Quando escolhemos errado, sempre ouvimos uma voz alertando para termos cuidado, tudo isso é delicadeza de Deus, carinho por nós. Nos lembrou da negação de Pedro e traição de Judas que não deve ser refletido em nossas vidas, “sejamos também nós exportados para não trilhar tais caminhos”. Nos orientou para que o encontro mostrado entre a Virgem das Dores e seu filho, seja uma recordação dos inúmeros encontros que temos com Deus ao longo da vida e que nos transforme em bons discípulos, missionários que vão ao encontro do próximo.

Pascom
Texto: Samantha Resende