Festa de São José Freinademetz – 29 de janeiro de 2021

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com grande alegria, toda a igreja e, de modo especial, as comunidades da Congregação do Verbo Divino, celebram hoje a festa do missionário por excelência, São José Freinademetz, que tinha uma fé simples, mas com muita vontade de ajudar os outros. Concelebrando com Pe. Carlos e auxiliado pelo diácono Algaci, em sua homilia, Pe. Vagner, fazendo referência à pequenina imagem desse santo, colocada ao lado do altar, nos recordou a importância de nossa própria vocação missionária.

Relembrou parte da vida de São José Freinademetz, seus desejos, alegrias, frustrações, dificuldades e, sobretudo, sua perseverança na missão de levar o evangelho. Tendo nascido em uma família muito religiosa, sentiu sua vocação ao sacerdócio crescer juntamente com sua vocação missionária. Sabia que, como batizado, não bastava preocupar-se apenas com evangelização em sua região, mas que era chamado a atentar para os povos de outros lugares do mundo, de outros continentes, que não conheciam o evangelho, não conheciam e não amavam Jesus Cristo, o Verbo encarnado, o Verbo de Deus.

Ele foi o primeiro missionário da Congregação do Verbo Divino, fundada por Santo Arnaldo Janssen, a viajar para a China.

Sua primeira missão católica foi em Shantung do Sul, uma província com 12 milhões de habitantes e somente 158 cristãos. Dentre as dificuldades dessa missão, as maiores foram sua adaptação à nova cultura, assaltos, perseguições e a complicação na formação das comunidades. Apesar de tudo isso, ele não desistiu. Investiu na formação de leigos que o ajudaram com todo o trabalho missionário.

A vida missionária não é fácil, assim como a vida cristã não é fácil, nos disse nosso pároco.  Mas São José Freinademetz permaneceu firme e anunciou o evangelho.

Ele era tão entusiasmado com tudo que fazia, que recebeu o apelido de Fu Shen Fu, que significa Padre Feliz.

Durante uma epidemia de tifo, na qual estava à frente no atendimento e socorro às vítimas, acabou contraindo a doença, vindo a falecer em 28 de janeiro. Foi canonizado em 2003 pelo Papa João Paulo II.

Pe. Vagner nos exortou, a exemplo da vida de são José Freinademetz, a pensar em como também nós devemos ser missionários. Como devemos anunciar o evangelho perseverando, inclusive, em meio às dificuldades. Frisou que, embora aquilo que façamos em prol da evangelização possa parecer pequeno, não é.  Porque frutifica. Dá muito fruto.  Assim é o evangelho, assim é o reino de Deus.

O evangelho de hoje nos diz que o reino de Deus é como aquela semente que alguém semeia à noite e, não sabe como, cresce e dá frutos.  São José falava isso também. Ele dizia que, como missionário, devia espalhar a semente do Evangelho, sabendo que é Deus quem a faz crescer.  Então, tudo aquilo que devemos fazer, façamos sabendo que é a graça de Deus que faz crescer a missão.

Todos somos fracos, mas o que fazemos pela obra de Deus, é Ele que faz crescer.  Contemos com a força de Deus que, da nossa fraqueza, da nossa pequenez, com Sua Graça, faz com que a obra aconteça. Peçamos a São José Freinademetz que seja modelo e interceda por nós para que, no meio das dificuldades, continuemos semeando o evangelho com a nossa vida, com nosso modo de ser e de agir.

“Os chineses são tudo para mim. Quero ser sepultado no meio deles… e continuar a ser chinês no Céu”

São José Freinademetz

São José Freinademetz rogai por nós!

Confira AQUI AS FOTOS

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.