Quaresma – Tempo de Renovação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Neste final de fevereiro, exatamente na Quarta-feira de Cinzas, até o início de abril, entramos na vivência de dois tempos litúrgicos fortes da igreja: a Quaresma e a Semana Santa, tendo o seu ápice no Tríduo Pascal. Trata-se de um tempo da Graça de Deus que nos impele a refletir sobre nossas atitudes e, com a luz do Espirito Santo, converter os nossos corações para celebrarmos a Páscoa de Jesus, que tanta vida trouxe à humanidade. Essa explosão de vida que nos afeta, não deve ser celebrada apenas individualmente. Existe a dimensão pessoal da fé que deve ser manifestada e concretizada em comunidade, de modo que se torne uma família reunida. Como a quaresma pode nos ajudar hoje? em primeiro lugar, é importante retomarmos sempre mais o seu sentido original. Sendo assim, é um tempo forte de iniciação à vida cristã, de envolvimento de toda a comunidade e de todos os que estão sendo iniciados no caminho de Jesus Cristo e do Evangelho; é tempo de graça e de conversão, de acolher a misericórdia de Deus, de dar um novo rumo à vida, de abandonar vícios, de acolher uma vida nova; e é oportunidade de revitalização da vida cristã das nossas famílias, das nossas comunidades e do nosso testemunho.

Sabemos que o fruto da quaresma é a Ressurreição, então a preparação da Páscoa é justamente a boa vivência deste tempo litúrgico. As penitências, desafios, provações, purificações, geram em nós um novo coração,  uma nova postura diante das realidades que nos cercam e, às vezes, nos confundem, nos tentam…  Mas não! Entramos no deserto porque cremos que, ao atravessá-lo,  imediatamente tomaremos posse da Terra Prometida, da Ressurreição, da Páscoa, da Vida Eterna que já começa aqui na terra. É no deserto, junto com Jesus, que vamos aprender a lutar, não com nossas forças físicas ou psíquicas, mas com essas potências submetidas ao seu criador: Deus.
 O pecado gera em nós insegurança e nos leva, muitas vezes, a querer prevalecer com a nossa própria justiça, com a justiça do poder, do prazer e do possuir, que nos roubam a capacidade de reflexão da verdadeira justiça. A purificação da Quaresma reaviva as nossas consciências, reordena as nossas paixões e, assim, adentramos numa maior intimidade com Deus e isso é ressurreição, Páscoa!
A igreja do Brasil a cada ano nos propõe um caminho comunitário para percorremos a Quaresma, que é a campanha da Fraternidade, este ano com o tema: “Fraternidade e Vida” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
Fica o convite: Vamos dar um passo novo neste tempo de graça que se aproxima; vamos viver o chamado do Senhor; vamos acolher o seu amor; vamos mergulhar de novo na nossa vida batismal; vamos assumir nossa vida cristã. Este é o melhor caminho para nos preparar para a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo!
Deus nos abençoe e nos dê a alegria de acolher o tempo da quaresma.

Por Sílvia Martins

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.