Terceiro dia do Tríduo em preparação para a Festa do Padroeiro – 15 de abril de 2021

Chegamos ao último dia do Tríduo em preparação para a festa do nosso padroeiro. Mas quem é o Verbo Divino? Muitas pessoas têm dúvidas, paroquianos, inclusive.

O Verbo Divino é a Palavra de Deus encarnada na Pessoa de Jesus Cristo que habitou entre nós.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1,1-4)

Jesus é a Palavra. É o Verbo.

Pe. Cristiano José Soares, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, presidiu a celebração, que foi concelebrada pelo Pe. Vagner, nosso pároco e pelo Pe. Carlos, nosso vigário, auxiliados pelo diácono Algaci.

“Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus” (Jo 3,34a)

Sobre esse tema, Pe. Cristiano, em sua homilia, disse que Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus porque Deus lhe dá o espírito sem medida. Acrescentou que, em nosso cotidiano, somos desafiados por muitos amores em nossa história porque todos temos sede de ser amados.

O cristão vai entendendo desde o seu batismo, que o amor deve estar no posto central do seu coração.

Um amor que vai educando diante de tudo o que é bom porque tudo o que é bom, vem de Deus, que é O supremo bem.

O cristão vai aprendendo a colocar no centro do coração o Cristo, como primeiro amor.

Cada dia uma escolha nova. Frisou que é um desafio para todos nós, fazer de Deus o nosso centro. O Cristo, diante do Pai, escolheu fazer a vontade do Pai por nós, em Sua Liberdade. E vive, desde o sim ao Pai, na Trindade, uma entrega sempre mais nítida porque se une a Ele no amor ao homem.

Disse que a nossa história é uma história de relacionamento, onde Ele que é livre, por primeiro, insiste na liberdade em escolher que é bom para Si amar o homem e convida o homem a fazer o mesmo, a escolher amá-Lo porque amar a Deus é bom.

Jesus veio ao mundo para os que eram seus e os seus O rejeitaram. Veio ao mundo e, como disse a Palavra, no início do evangelho de hoje, deu testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceitou o Seu testemunho. Veio dar testemunho do amor do Pai que ele trazia consigo porque estava unido ao Pai, mas ninguém aceitou o seu testemunho. Cristo não elaborou teses teológicas para vir até nós. Ele simplesmente disse sim e amou. O amor, como uma escolha efetiva por todos, uma escolha clara. Derramar o bem que vem de Deus pelo outro, carregando esse bem porque Ele vivia esse bem. Ele É esse bem. Por que não aceitar esse testemunho de Cristo? Questionou o celebrante.

Nossa Inteligência é turva por causa do nosso pecado. E onde está o turvo da inteligência? Indagou Pe. Cristiano e completou: Está justamente no que o pecado faz. Se Deus está aqui e o bem para mim, é estar com Deus, o pecado é rejeitar a Deus.

O que o Verbo fez, entrando na história, foi dar testemunho do céu, de onde viemos, porque Deus nos deu existência. Veio ao nosso lado para ensinar a superar o que a inteligência turvada pelo pecado criou na história. O verbo veio com todo o amor que lhe é peculiar, porque Ele é amor e veio dissipar o mal. Veio diluir o que era turvo. Veio dar luz às trevas.

A escolha por colocar Cristo no centro do coração, colocá-Lo ali, como nossa Pedra Angular, como escolha, como resposta ao amor com que fui amado, como resposta à palavra que me criou e me recria é: Senhor, toma posse do meu coração. Toma posse do centro do meu coração Pedra Angular da minha vida.

Pe. Cristiano finalizou louvando a Deus pela Paróquia do Verbo Divino e expressou seu desejo de que, desta comunidade, Deus possa colher muitos santos canonizados para que se explique ao mundo, o quanto foi possível ser santo em Brasília. que vem de Deus e fala das coisas de Deus.

Amanhã, 16 de abril, grande dia em que celebraremos nosso Padroeiro e faremos abertura do Ano Jubilar Paroquial, com grande alegria, receberemos nosso arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa, que presidirá a Santa Eucaristia.

Participe dessa memorável festa presencialmente na nave da igreja ou pelo canal da paróquia no Youtube: paroquiaverbodivinobsb, através do link: http://bit.ly/Youtube-PVD

E, se ainda não o fez, inscreva-se, precisamos melhorar nossa transmissão e atingir, no mínimo, 1000 inscritos.

Confira AQUI AS FOTOS