Como rezar a Lectio Divina
Querido Povo de Deus, paroquianos da Paróquia do Verbo Divino.
Este tempo em que nós estamos vivendo pede de nós reforçar a nossa vida de oração. Uma das modalidades que nós estamos propondo para estes dias é a Leitura Orante da Palavra de Deus, também chamada Lectio Divina. Ela consiste em rezar com a Palavra de Deus.
Eu proponho que antes de começá-la você crie um ambiente tranquilo e favorável à oração. Coloque a Biblia aberta diante de você, acenda uma vela, posicione-se de modo a estar confortável, em uma postura que favoreça a oração. Cante um refrão meditativo que te ajude a entrar em oração. Sugiro que você cante “É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal” ou outro. Faça também alguns exercícios de respiração, inspirando e respirando lentamente. Sinta o percurso do ar desde suas narinas até seus pulmões e depois como sai. Enquanto faz isso pode ir repetindo mentalmente alguma jaculatória como “ Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso” ou “ Jesus, Filho de Deus, Salvador, tende piedade de mim que sou pecador” ou ainda “Espírito de Deus, Consolador, enche-me com tua força e Teu amor” ou outra. Coloque-se na presença do Deus Uno e Trino, Invoque o Espírito Santo.
Depois desta preparação podemos começar a Lectio Divina propriamente dita. Ela consta de quatro degraus que nós iremos subir: Lectio (leitura), Meditatio (meditação), Oratio (oração) e Contemplatio (contemplação). Escolha um trecho da Escritura. Recomendo que se tome o Evangelho do dia.
1 Lectio: Nesta etapa nós iremos ler o texto e procurar compreendê-lo. A pergunta que nos fazemos nesse momento é “o que o texto diz?”. Procure compreender o significado mais imediato do texto. Pergunte-se pelo que está acontecendo neste texto, quem são os personagens presentes, quem fala, para quem e o que fala. Se for necessário leia o texto mais de uma vez, ou se a oração for em grupo peça para que pessoas diferentes leiam o texto.
2 Meditatio: Agora a pergunta é “o que o texto diz para mim?”, procure refletir sobre o que este texto diz para a sua vida, para a situação que você está vivendo. É o momento de saborear a Palavra. Você pode repetir alguma palavra ou frase que te tocou mais.
3 Oratio: Agora nós perguntamos “o que o texto me faz dizer a Deus?”. Nesse momento, a partir da sua reflexão e da sua meditação, eleve sua oração a Deus, dando respostas ao que ele te suscitou. Pode ser um momento também para fazer o seu compromisso de vida a partir do que o texto te suscitou.
4 Contemplatio: Este momento te chama a estar diante de Deus e deixar que Ele te fale. É o momento mais difícil, pois não depende de nossa vontade apenas, mas é graça de Deus. Deixe que Ele te conduza neste momento. Deixe que Deus te fale, através do texto rezado e também de outras situações da vida.
Você pode terminar rezando o Pai-Nosso e agradecendo a Deus por este momento de encontro com Ele.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!