Cerco de Jericó

Começa o X Cerco de Jericó na Paróquia com clamor forte pelas famílias

Em 2011 iniciava-se o II Cerco de Jericó na paróquia do Verbo Divino. Ontem, 8 anos depois, começou o X Cerco de Jericó com o tema “Eis aqui a serva do Senhor!” e com o lema: “Senhor, ensinai-me a amar como vós nos amastes”. Em sintonia com o Evangelho, padre Denzil Crasta, pároco, convidou todos os participantes a terem solidariedade, sobretudo com aqueles que choram e sofrem. “Mas não apenas nestes 7 dias: devemos, sim, sempre ter um gesto concreto que vai ao encontro do sofrimento das pessoas para que mostremos a elas que Deus, de fato, não as abandona. Devemos seguir o modelo de Maria, aquela que foi fiel, muito mais do que solidária durante toda a sua vida na terra e que, em todos os momentos, esteve à disposição de Deus Pai”.

No segundo momento do dia, houve a 1ª Missa à meia-noite deste Cerco. O tema foi ‘Família’: “a caridade feita ao teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados, na justiça, será para tua edificação (Mt 2, 15-17). A partir disso, o padre José Henrique explicou a todos que a família é a igreja doméstica e, portanto, deve ser preservada. Explicou também que “o pai tem o dever espiritual de transmitir a fé. O fundamento da família é o Matrimônio que tem como referência o amor de Deus selado conosco no Antigo Testamento e confirmado no Novo Testamento com a vinda do nosso Divino Salvador”.

E, de fato, a melhor referência do amor de Deus é a família de Nazaré, demonstrada na figura de Jesus Cristo quando Ele diz: “Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” – (Lc 2,41-51). A partir deste Sagrado Mistério, percebe-se o amor do Filho para com o Pai e a constituição de uma família abençoada.

Padre José Henrique reafirmou as bases sólidas da família ao falar à comunidade que “o amor entre os pais ajuda os filhos a amar os outros, a perdoá-los. E não só isso, o casal deve estar em sintonia um com o outro, não havendo desaprovações mútuas perante o(s) seu(s) filho(s). Infelizmente, tais conflitos, aliados a um mundo capitalista, têm gerado filhos desvirtuados daquele que é o plano de Deus. Muitas vezes, os pais semeiam o amor pelo dinheiro, fazendo que tais ações revertam-se contra eles próprios no futuro”.

Ao final, o padre abençoou a todos com aquela que foi a Benção da Família.

Veja mais fotos