Sábado Santo

Cristo ressuscitou! Aleluia!!!

“Cristo ontem e hoje, princípio e fim, Alfa e Ômega. A Ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder pelos séculos sem fim”. Com a bênção do Fogo Novo, a vigília do Sábado Santo começou na Paróquia do Verbo Divino. Eis a luz de Cristo! Demos graças a Deus!

A Boa Nova desta noite é a ressurreição de Jesus. Ele já não está entre os mortos! Para que se chegasse a essa realidade da salvação, as oito leituras conduziram os fiéis pelo caminho da história do povo de Deus. No livro do Gênesis, eles foram levados a compreender que o sacrifício de Cristo na Páscoa ultrapassa a criação do mundo. Perpassa a abertura do Mar Vermelho por Moisés e nós chama a renascer no Espírito Santo com Isaías: “Minha misericórdia não se apartará de ti. Volte para o Senhor e terá piedade dele que é generoso no perdão”, ouvimos do profeta.

Num clamor para que Deus aumente o fervor de quem reza, já que não se pode progredir sem Sua Graça, ouvimos Baruc ensinar que “a sabedoria é o Livro dos mandamentos de Deus, é a lei que permanece para sempre”. E Ezequiel proclamou: “Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós”.

Por fim, São Paulo deixou a mensagem atualizada pela ressurreição. “O nosso velho homem foi crucificado com Cristo para que seja destruído o corpo de pecado de maneira a não mais servirmos ao pecado”.

Padre Francisco Batongbacal explicou na homilia que, neste caminho de leituras, pode-se perceber como Deus é misericordioso e tem o poder absoluto. Até hoje, só Jesus ressuscitou e Maria foi levada aos céus, os dois de corpo e alma. “O Homem Deus é nossa garantia de que todos nós, um dia, ressuscitaremos se formos dignos de receber o convite para entrar com Ele no céu. Como isso vai acontecer ainda é um mistério, mas todos ressuscitaremos no dia do juízo”, explicou o padre.

Com a ladainha, os fiéis elevaram preces a todos os santos, receberam bênçãos com aspersão de água benta e renovaram suas promessas batismais. Na missa mais esperada do ano, todos foram conclamados a uma missão: “Vamos pedir a Deus para que possamos um dia ressuscitar com Ele. Que tenhamos força e coragem para tentar imitar Suas qualidades e tudo o que Ele nos mostrou para que um dia possamos entrar com Ele na casa do Pai”, rezou o padre Francisco por toda a comunidade.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO SÁBADO SANTO.