Encerramento da Semana das Dores de Maria – 27 de março de 2021

Durante toda esta semana que antecede a Semana Santa, meditamos, dia a dia, o Setenário das Dores de Maria Santíssima. Nesses breves momentos ao lado de Nossa Senhora das Dores, fomos convidados a permanecer unidos a Jesus e à sua Santíssima Mãe, ainda que em meio ao sofrimento.

Celebrar as dores de Maria é celebrar a fé daquela que permaneceu fiel ao lado de Jesus em todos os momentos de sua vida.

Memória: Contemplação das Dores de Maria:

1ª Dor: A profecia de Simeão

“Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.” (Lc 2,34-35)

2ª Dor: A fuga para o Egito

“Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.” (Mt 2,13-14)

3ª Dor: Jesus perdido no Templo

“Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.” (Lc 2,43-45)

4ª Dor: Maria encontra o seu filho a caminho do Calvário

“Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam.” (Lc 23,26-27)

5ª Dor: Jesus morre na Cruz

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe!” (Jo 19,25-27)

6ª Dor: Jesus é descido da cruz e entregue à sua mãe

“Havia um homem, por nome José, membro do conselho, homem reto e justo. Ele não havia concordado com a decisão dos outros nem com os atos deles. Originário de Arimateia, cidade da Judeia, esperava ele o Reino de Deus. Foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Ele o desceu da cruz, envolveu-o em um pano de linho e colocou-o num sepulcro, escavado na rocha, onde ainda ninguém havia sido depositado.” (Lc 23, 50-53)

7ª Dor: Dão sepultura ao Corpo de Jesus

“Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar. No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo.” (Jo 19,40-42a)

Que a meditação das dores de Nossa Senhora nos ajude a suportar e dar sentido às nossas dores e nos inspire a, como ela, permanecermos fiéis a Deus, ainda que em meio às dificuldades.

Aproxima-se a Semana Santa. Assim como Maria permaneceu ao pé da cruz, permaneçamos também celebrando, com devoção e propriedade, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)

Confira AQUI as fotos do 1º dia

Confira AQUI as fotos do 2º dia