Festa do Batismo do Senhor

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“Quando o Salvador é lavado, todas as águas ficam puras para o nosso batismo; a fonte é purificada para que a graça batismal seja concedida aos povos que virão depois” – São Máximo de Turim

Imagem: Batismo de Cristo 1481-1483. Por Perugino, na Capela Sistina, no Vaticano

Homilia do pároco:
“Essa festa do batismo do Senhor, que celebramos hoje, encerra o tempo do Natal e revela o que viemos celebrando durante este tempo que é a manifestação do Senhor em nossas vidas.
No dia do Natal o Senhor veio a nós e se encarnou. Ainda antes da Epifania, celebramos que Ele nasceu em uma família humana como as nossas famílias; na Epifania, celebramos que Ele se manifestou a todos os povos, a todas as nações, para iluminar o mundo todo; e agora, na festa do Batismo do Senhor, nós continuamos nos aprofundando no Seu mistério, percebendo a Sua missão.
No Evangelho de hoje, no episódio do Seu batismo, o Pai confirma Jesus na Sua missão de salvador da humanidade. Pelo batismo, Cristo é ungido por Deus, ungido pelo Pai, para anunciar a Sua misericórdia, para fazer presente o seu amor no mundo.
As leituras que escutamos nos ajudam a entender este mistério desde o Antigo Testamento.
Na primeira leitura, ouvimos o profeta Isaías falando de um servo. Este texto é um dos chamados “Os quatro cânticos do servo sofredor” em que um servo, que é uma figura misteriosa, sofre muito, é rejeitada, é humilhada e, no entanto, mantém-se firme no Senhor, na Sua palavra, na sua missão de fidelidade a Ele e por isso, por essa perseverança, por essa fidelidade, a missão do Senhor faz-se salvação para muitos.
O texto diz que este servo foi escolhido por Deus “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, …” e enviado com uma missão “…, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.”
No Evangelho nós vemos como se confirma essa profecia quando, no momento do batismo, Vem do céu uma voz e o Pai diz: “Este é o Meu Filho amado no qual Eu pus o meu agrado”. E o Espírito Santo, em forma de pomba, desce sobre Ele ungindo-O, confirmando que Aquele que estava sendo batizado era o Filho de Deus, que veio para cumprir uma missão que Lhe foi dada por Deus, que Lhe foi dada pelo Pai.
São Pedro, na segunda leitura, no livro dos Atos dos Apóstolos, vai ainda dizer mais sobre esta missão, Jesus, depois que foi ungido com o Espírito Santo e com o poder, andou por toda parte fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio porque Deus estava com ele.
Então o batismo marca o início da missão de Jesus. Jesus, enviado pelo Pai ao mundo, no batismo é confirmado na Sua missão de fazer o bem , de libertar os que estavam presos por diversos tipos de opressão e os salvar. E é bonita essa frase de São Pedro: “passou fazendo o bem”.
É impressionante, mas uma das coisas que mais nos chama a atenção nesta missão de Jesus é o modo como Ele a cumpre. Jesus não a impõe sobre nós, porque Deus nunca nos impõe a Sua vontade, Jesus sempre a propõe e deixa que nós, com a nossa liberdade, a aceitemos ou não. Sabemos que aceitar a vontade de Deus, aceitar o Seu plano de amor para nós, para nossas vidas, é o caminho para nossa felicidade. Mas Deus não nos impõe essa felicidade, Deus não nos impõe o bem. Deus nos oferece e nos propõe.

Isso até aparece no cântico do servo, ele não se impõe com prepotência, não levanta a voz que clama pelas ruas, é um servo humilde. Isso fica patente, de maneira até mesmo escandalosa, no Evangelho, quando Jesus vai até João para ser batizado por ele. Essa atitude era algo escandaloso num primeiro momento para os cristãos que liam aquele texto e não entendiam. O batismo de João era muito diferente do nosso batismo. O batismo que nós recebemos hoje, é um batismo de Jesus. Nós somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, cumprindo o mandato do próprio Jesus que, no finalzinho do Evangelho de Mateus, diz aos discípulos “Ide pelo mundo, fazei filhos meus todos os povos batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Esse batismo que nós recebemos nos dá a graça sacramental. Não é simplesmente um símbolo. Não é simplesmente um gesto que expressa algo. Ele é em si gesto e graça. Por isso batizamos as crianças. Porque acreditamos que o sacramento nos dá a Graça de Deus. Ali recebemos já o Espírito Santo de Deus e a graça para atuar em nome de Cristo Jesus.
O batismo de João era diferente. Era um símbolo apenas e era como uma confissão de pecados. A palavra batismo significa em grego imersão ou banho. Então, aqueles que iam até João Batista no deserto, à beira do Rio Jordão, e se deixavam batizar por ele, iam reconhecer os seus pecados em um gesto de humildade e até mesmo de humilhação. Era como se chegasse para João Batista e dissesse “Olha, eu estou aqui para reconhecer que eu sou pecador. Eu estou sujo. Lava-me dos meus pecados”.
Então, o batismo de João era um batismo de conversão. Não parece estranho como é que Jesus se põe na fila dos pecadores? Ele, que não precisava de conversão, vai junto aos que precisavam, aos que confessam os pecados, aos que pedem perdão. É a humildade de nosso Deus. Que vem a nós, se põe ao nosso lado, se põe ao lado dos pecadores, não para se comprazer dos nosso pecados mas, pelo contrário, nos resgatar deles, para nos tirar dos nosso pecados, para nos libertar da nossa vida de pecados. Vem a nós e se coloca ao nosso lado.
E aí começa a Sua missão. A partir do batismo, Jesus sai anunciando o Evangelho, anunciando o amor de Deus, curando, pregando, expulsando demônios, perdoando pecados. Começa a Sua vida pública e seu ministério.
E nós hoje? Nós, que celebramos esta festa, devemos pensar que, pelo batismo, participamos também da missão de Cristo. Quando nossos pais e padrinhos nos trouxeram à Igreja, fizeram por nós as promessas batismais e se comprometeram a nos educar na fé, fizeram por nós a promessa, o compromisso, de viver a missão de Cristo. E agora, como batizados, somos chamados a cumprir esta mesma missão de Cristo, que é passar a vida fazendo o bem, anunciando o amor de Deus com a nossa vida e viver a palavra de Deus, viver o Evangelho, viver em qualquer lugar segundo os valores do Evangelho. Esse é o nosso compromisso. Nós que somos batizados, não podemos viver como aqueles que não o são, não podemos viver de qualquer forma, não podemos viver como todo mundo vive. Nós participamos da missão de Jesus. Assim como Ele, nós recebemos o Seu munus (tarefa), a Sua autoridade, para atuar em Seu nome, sendo sinal da presença de Deus no nosso mundo. Será que nós estamos fazendo isso? Será que nós, cristãos batizados, cumprimos o nosso compromisso batismal? Será que nossa vida é diferente daqueles que não são batizados? Será que nós, pelo menos, nos esforçamos para ser diferentes? para dar testemunho do amor de Deus com a nossa vida familiar, com a nossa vida laboral, com a nossa vida em qualquer lugar e ocasião? Será que nós estamos cumprindo as nossas promessas batismais? Nós temos já a graça sacramental, que nos fortalece para cumprir esta missão. Peçamos então ao Senhor que nos ajude a ser fiéis às promessas batismais. Hoje é um dia para recordarmos o nosso Batismo. Por isso, agora renovemos nosso compromisso, aquelas promessas que um dia os nossos pais e padrinhos fizeram por nós.”

“Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição”. Lc 3, 22b

Confira AQUI as fotos

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.