Missa de abertura da Semana das Dores de Nossa Senhora – 21 de março de 2021

Estamos vivenciando os últimos dias da quaresma que antecedem a grande semana: a Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos, 28 de março, passando pelo Tríduo Pascal e culminando na Ressurreição, ápice de nossa fé em Cristo Jesus, no Domingo de Páscoa, em 4 de abril.

Hoje, em nossa paróquia, após a missa das 19h, teve início a Semana das Dores. Fomos convidados pelo Pe. Vagner a meditar as sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrena. A cada dia contemplaremos uma das dores da Mãe Dolorosa.

A pequena e singela imagem de Nossa Senhora das Dores foi acolhida pelos fiéis e colocada em um local especialmente preparado para recebê-la, embalada pela música: “Eu canto louvando Maria”.

Nosso pároco deu início à meditação dizendo que celebrar as dores de Maria é celebrar a fé daquela que permaneceu fiel ao lado de Jesus em todos os momentos de sua vida.

Sob a luz da primeira vela acesa durante a celebração, foi narrada pelo Diácono Algaci, a primeira dor, a profecia de Simeão.

Em sua reflexão, Pe. Vagner falou-nos do misto de sentimentos que invadiu nossa Senhora, a alegria do nascimento e apresentação do menino no templo e a dor da profecia dolorosa de Simeão, que disse: Uma espada de dor transpassará a tua alma. E Maria, obediente a Deus, aceita a dor que sua missão lhe reserva, não volta atrás e não desiste de ser fiel a Deus. Por fim, exortou-nos a ser como Maria, fiéis ao Senhor, a não fugir das consequências de nossa fidelidade ao Pai e a dizermos sempre SIM, apesar de tudo e em todas as circunstâncias.

As sete dores de Nossa Senhora:

1. A profecia de Simeão (Lc 2, 25-35)
  2. A fuga para o Egito (Mt 2, 13-14);
  3. Jesus perdido no templo (Lc 2, 41-48);
  4. Maria encontra o seu filho a caminho do Calvário (Lc 23, 26-29);
  5. Jesus morre na Cruz (Jo 19, 25-27);
  6. Jesus é descido da Cruz e entregue à sua mãe (Lc 23, 50-53);
  7. Dão sepultura ao corpo de Jesus (Jo 19, 38-42).

Nossa Senhora das Dores, mãe de todos os homens, rogai por nós!

Amanhã, após a missa das 19h, participe deste especial momento com Nossa Senhora das Dores, contemplando sua segunda dor, presencialmente na nave da igreja ou pelo nosso novo canal no Youtube: paroquiaverbodivinobsb, através do link: http://bit.ly/Youtube-PVD

E, se ainda não se inscreveu, não perca tempo e ajude a melhorar nossa transmissão. Precisamos de, no mínimo, 1000 inscritos.

Confira AQUI as fotos da missa

Confira AQUI as fotos da celebração da primeira dor