Santa Missa da Vigília Pascal – 31 de março de 2018

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na Santa Missa da Vigília Pascal, a luz resplandecente do Cristo vivo e ressuscitado, iluminando e destruindo as trevas do mundo, renova nossa esperança de participação em Seu triunfo sobre o pecado e a morte.

♫ ♪♫ Exultem os coros dos anjos. Exulte a assembleia celestial.  E um hino de glória aclame o triunfo do Senhor Ressuscitado.  Alegre-se a terra inundada da nova luz.  O esplendor do Rei destruiu as trevas, destruiu as trevas, as trevas do mundo. … Esta é a noite, em que Cristo venceu a morte e dos infernos retorna vitorioso.…♫♪ ♫

A liturgia desta noite celebra o fato mais importante da salvação, o mistério mais profundo de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS! É a liturgia mais solene e bonita de todo o ano litúrgico!

Em sua homilia, Pe. Denzil aprofundou quatro momentos da liturgia:

Primeiro momento: Cristo, simbolizado pelo Círio Pascal, é trazido solenemente a um lugar de destaque na celebração. No meio das trevas, surge uma NOVA LUZ que se irradia. Diante desse Círio, proclamamos alegres a vitória de Cristo sobre as trevas da morte e do pecado. As velas acesas no Círio Pascal, nos lembram que unidos a Cristo também venceremos o pecado e a morte.

Jesus se apresenta como a Luz do mundo. Convida-nos também, a sermos luz do mundo e nos garante com suas próprias palavras que:  Quem me segue, não andará nas trevas!

Segundo momento: Liturgia da Palavra, que apresenta uma série de leituras com etapas importantes dessa história maravilhosa, para depois se encerrar no mistério de Cristo.

Primeira leitura: A criação – Deus não quis ser feliz sozinho. Quis que outros seres participassem da Sua felicidade. Por isso criou o mundo, mas o homem estraga esse plano de Deus. Tomando a iniciativa para restaurar esse estrago feito pelo pecado, Deus promete um SALVADOR.

Segunda leitura: Deus demonstra que não se esqueceu de seu povo, por isso escolhe um líder: Moisés, para iniciar a caminhada da libertação. A refeição do cordeiro, na despedida do Egito, é símbolo da VERDADEIRA PÁSCOA que acontece quando Cristo se despede dos apóstolos e oferece seu próprio Corpo e Sangue em sinal da Nova e Eterna Aliança. Nós somos o povo da nova aliança.

As águas do mar vermelho nos lembram a água do nosso batismo. Assim como os Judeus através das águas do mar vermelho se tornaram livres, também nós nos tornamos livres pela água do batismo. Também estamos a caminho da terra prometida: a vida eterna, a vida plena, a VIDA EM DEUS! O batismo é a páscoa dos cristãos, nos faz passar da vida antiga para a vida nova, em Cristo.

Terceira leitura: No silêncio do deserto, Deus forma o Seu povo, purifica de tantas idolatrias e quer um compromisso solene, uma aliança. O povo aceita, mas muitas vezes é infiel. Para relembrar da aliança, Deus envia os Profetas. As palavras de Deus dizem: Derramarei sobre vós águas puras, dar-vos-ei um novo coração.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: São Paulo faz uma importante catequese batismal:  pelo batismo participamos da morte e ressurreição de Jesus, participamos do mistério pascal e nos comprometemos a viver uma vida nova.

Evangelho: As mulheres buscam o Cristo, mas Ele não está no túmulo. Elas vão cuidar de um cadáver, caminham no escuro, chegam ao amanhecer do dia, A NOITE TERMINOU. A pedra foi removida. É inútil procurar no lugar da morte. O anjo explica: Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou!

Agora Jesus está em um encontro comunitário, quando a comunidade, no dia do Senhor, se reúne para ouvir a Palavra e para partilhar o Pão. Ali, Ele está sempre presente. Ali, Ele pode ser visto com os olhos da fé! Por isso todos os domingos são de Páscoa. A páscoa de nossa participação na Santa Missa.

Terceiro momento: Liturgia do Batismo, quando é cantada a Ladainha dos Santos e renovados os compromissos batismais, diante do Círio Pascal. A água é símbolo da vida nova recebida no batismo. O batismo é a páscoa do cristão.

Quarto momento: Liturgia Eucarística: É o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Nesta semana santa, durante os três dias, meditamos e contemplamos esse mistério pascal. Cada domingo é uma pequena Páscoa em que devemos nos alimentar da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia. Estejamos sempre na presença da luz do ressuscitado e sejamos sempre luz na vida dos nossos irmãos.

Cristo Ressuscitou, como disse. Aleluia!!!!

Confira aqui as FOTOS da Vigília Pascal

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.