Solenidade de Cristo Rei do Universo – 24 de novembro de 2019

Hoje, último domingo do ano litúrgico, a igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Em procissão, o andor ornado com lindas flores levou a imagem de Cristo Rei até um lugar de destaque na lateral do altar, na missa das 10 horas.

Em sua homilia, Pe. Denzil nos recordou que Cristo é o Rei das nossas famílias, dos nossos corações, da nossa comunidade e de toda a humanidade.

Traçando um paralelo entre a 1ª Leitura e o Evangelho, disse que o Rei Davi, ungido de Deus como único rei de todas as tribos de Israel, a tornou uma nação forte, governando e conduzindo seu povo para a prosperidade, paz e justiça, visto que derrotou todos os seus inimigos. Após sua morte e a de seu filho Salomão, os profetas traziam esperança de que um dia nasceria da tribo um descendente de Davi, criando, no povo a expectativa de outro rei como ele. No Evangelho, encontramos esse Rei profetizado e esperado pelos Israelitas. Entretanto, o reinado de Jesus se manifestou na Cruz. A Cruz é seu trono e sua coroa é de espinhos. Da Cruz ele preside um reino de perdão e de amor, diferente daquele reino poderoso que o povo esperava. Seu reinado é de luz, de paz e de justiça. Um reino de verdade que nos conduz para a vida eterna.

Disse-nos ainda que o reino de Jesus é um reino de serviço, de paz, de entrega e de vida plena para todos. Deste Reino, fazemos parte pelo nosso batismo, no qual recebemos a tríplice vocação de sermos sacerdotes, profetas e reis, porque Jesus é Rei, Profeta e Sacerdote. Como rei, para servir e não para dominar. Como profeta, para anunciar e denunciar, anunciar a vida e a paz e denunciar tudo aquilo que não promove a vida e a justiça e, como sacerdote, Jesus é o mediador entre Deus e a humanidade e nós também, como sacerdotes, devemos ser Pontes de reconciliação e de paz.

Que esta missa solene da festa de hoje, de Cristo Rei do Universo, faça de mim e de vocês também instrumentos como profetas, reis e sacerdotes no mundo. Que seja conhecido por todos o nome do nosso Rei Jesus, que traz a paz e o perdão e que dá a vida plena para todos.

Que eu e vocês, que buscamos nos alimentar da Palavra e da Eucaristia, sejamos esses instrumentos e transmitamos a todos a paz e a vida na prática da justiça e do bem!

Esses são os votos de nosso Pároco, Pe. Denzil Crasta, SVD

Também nesta missa, encerrou-se a visita da Imagem da Mãe Peregrina, em preparação ao ano jubilar dos 70 anos da Campanha da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, que acontecerá em 2020. De nossa paróquia a imagem seguiu para a Paróquia do Pai Nosso, no Lago Norte.

Cabe destaque ainda, a participação de componentes da Schola Cantorum de Brasília, que acompanhou a celebração com cantos gregorianos, regidos pelo prof. Dr. Paulinyi, por ocasião do lançamento do livro eletrônico Antologia 2019 para Sancta Caecília.

“Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18,37b).

Confira aqui as fotos do evento