Missa em ação de graças pelo primeiro ano da presença do Pe. Vagner em nossa comunidade – 12 de dezembro de 2020
Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus (Is 61,10a)
Ontem, 12 de dezembro, dia da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América e do México, foi também dia de festejar a presença do Pe. Vagner Uilson Apolinário, SVD, que completou um ano à frente de nossa Paróquia do Verbo Divino, como pároco, incardinado por Dom Sérgio da Rocha.
2020 certamente não foi um ano fácil para ninguém e não o foi, especialmente para esse enviado de Deus que chegou a Brasília no dia 6 de dezembro de 2019, cheio de esperanças, com um pouco de receio e algumas dúvidas sobre como exerceria, pela primeira vez, as funções de pároco, numa paróquia tão grande. Como iria animar os paroquianos e membros de nossa comunidade? Como ser testemunha da luz, numa realidade que desconhecia? Realmente, este foi um ano de muito aprendizado, impulsionado pelos desafios impostos pela pandemia de Covid 19, em que a igreja teve suas portas fechadas por determinação de decreto governamental, para que se evitasse a disseminação do vírus entre as pessoas.
Inquieto, Pe. Vagner logo buscou formas de estar junto à comunidade. Organizou, com o apoio de alguns paroquianos, uma extensa programação diária de oração das “Laudes”, pela manhã; oração do “Angelus”, ao meio dia; oração do terço da misericórdia, às 15h, com o movimento jovem da paróquia, pelo Instagram; oração do terço Mariano, às 18h, também pelo Instagram e a celebração diária da santa missa às 19h, pelo canal do Youtube.
Incansável e tomando todos os cuidados, não deixou seu rebanho sem a presença do Santíssimo Sacramento. No Domingo de Páscoa, 12 de abril, acompanhado do Ir. Luiz, do paroquiano Silber, e dos jovens Dayvidson e Leonardo e contando com o suporte do jovem Valter, saiu em procissão pelas quadras da Asa Norte, do alto de um carro de som fretado, sob sol forte e calor intenso. Quem não se lembra dessa emoção?
Quando as igrejas foram liberadas para abrir as portas a um número limitado de fiéis, rapidamente organizou a igreja, tomando todas as medidas preventivas necessárias ao combate do coronavírus, triste, porém, por não poder permitir o acesso dos paroquianos maiores de 60 e menores de 12 anos.
Pouco a pouco as restrições foram diminuindo e a comunidade pôde, então, se reunir novamente para participar das celebrações, sempre orientada diariamente pelo Pe. Vagner quanto a manutenção do distanciamento e das medidas de autocuidado, como a utilização de máscaras, álcool-gel, medição de temperatura, entre outras.
Pe. Vagner iniciou sua homilia, saudando seus confrades Pe. Carlos e Pe. Ronaldo, que concelebraram a Eucaristia. Convidou a comunidade para participar da missa de envio missionário do Pe. Ronaldo ao Japão, no dia 27 de dezembro, na festa da Sagrada Família, às 10h.
Agradeceu a Deus pela oportunidade de estar em nossa comunidade e poder exercer o seu mister de pastor, que é cuidar das ovelhas.
Exortou os fiéis a estarem sempre alegres e instruiu que, neste tempo do Advento, a alegria é manifestada na liturgia, na cor rósea que substitui o roxo, para falar que nossa espera é uma espera alegre, pois o Senhor vem para salvar, vem para transformar vidas, vem para transformar o mundo, começando por nós!
Nosso pároco frisou que devemos nos preparar para a vinda do Senhor, buscando a renovação interior e, a partir daí, transformar o mundo. É preciso que estejamos alegres porque o Senhor vem a nós. Ele nos fortalece para enfrentar nossas dificuldades e nossas escuridões. Ele é a luz!
É importante darmos testemunho da luz em qualquer lugar em que estejamos, seja no ambiente familiar, de trabalho, de estudo ou de lazer.
Pe. Vagner, não temos dúvidas, durante todo esse ano, o senhor tem sido testemunha e dado testemunho da luz, cuidando, orientando e pastoreando as ovelhas de seu redil!
Uníssona, a comunidade agradece e roga a Deus, que assim o senhor continue e seja fortalecido em sua missão.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!