Celebração de posse do Padre Vagner Uilson Apolinário, SVD – 12 de dezembro de 2019

Sob as bênçãos de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América e do México, cuja festa se realizou ontem, 12 de dezembro, deu-se a celebração de posse do Padre Vagner Uilson Apolinário, SVD, em nossa paróquia, presidida por Dom Sergio e concelebrada pelos Padres Denzil Crasta SVD,  Norbey Londoño, da Paróquia N. Srª. do Lago, Jomelito Melo, da Paróquia Maria Auxiliadora, com a presença dos diáconos Algaci e Ronaldo Oliveira SVD que, com muita alegria, será ordenado padre, no dia 8 de fevereiro de 2020, na Paróquia São João Batista, no Gama, e seguirá para o Japão.

Prestigiaram o evento seus pais: José Apolinário dos Santos e Maria Lola Apolinário e seu irmão Uellington Apolinário, alguns amigos conterrâneos do Pe. Vagner, além do Pe. Milan Knovcz, SVD, da Paróquia Imaculada Conceição, no Gama.

Pe. Vagner foi convidado por Dom Sérgio a proclamar o evangelho e a testemunhá-lo pela sua vida e pelo serviço que realiza na paróquia e enfatizou que ele certamente nos ajudará a viver sempre mais a palavra de Deus.

Disse ainda que é claro que se todo religioso, se todo Padre Diocesano tem que ter a missão de anunciar o evangelho, os Missionários do Verbo Divino, pelo seu carisma, com muito mais razão ainda anunciam a palavra, o Verbo que se faz carne e vem morar no meio de nós.

Asseverou que “as primeiras palavras do nosso pároco, nessa Eucaristia, são muito significativas. Embora estejamos muito acostumados a elas… nós ouvimos tantas vezes e até corremos o risco de não dar a devida atenção… é o padre que chega, chega dizendo-nos que Deus esteja conosco, que Deus esteja no meio de nós! De fato, ele veio morar no meio de nós! Então foi o primeiro desejo, a primeira saudação de que o Senhor esteja nesta comunidade, na vida de cada um, de cada pastoral, de cada movimento, de cada serviço. Que Ele esteja em cada família dessa família que é a nossa igreja, que é a nossa Paróquia. Mas vejo que a nossa resposta para ele também não foi pouca. Tem um sentido imenso, quando respondemos: ele está no meio de nós! Ora, o padre que chega, diz que Deus esteja com vocês, que o Senhor esteja convosco e nós dizemos a ele: Ele está sim, Ele está no meio de nós! Ele já está na vida desta Paróquia, Ele já está na caminhada desta Paróquia, já está no ontem e no hoje desta igreja. Por isso, nós acolhemos nesse momento este novo pároco na Eucaristia, na grande Ação de Graças continuada em nossa vida, então nossa resposta: ele está no meio de nós é uma verdadeira profissão de fé.

Padre Vagner chega e vai sendo acolhido pela paróquia como comunidade, acompanhado pelo clero de Brasília, pelo bispo que, com certeza, também irá ajudá-lo a cumprir essa missão. Por isso ele chega com coração cheio de confiança, de que sabe que conta com o amor de Deus, mas conta também com o amor da presença, oração e colaboração de tanta gente, nessa comunidade.”

Seguindo o rito de posse paroquial, Dom Sérgio fez a entrega:

Das chaves da igreja

“Recebe as chaves da Igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual fostes constituído ministro.”

Das chaves do tabernáculo:

“Zela, filho caríssimo, pelo Tabernáculo, no qual está guardado o Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo: que possas sempre adorar o Cristo lá presente; que Ele seja, para ti e esta comunidade paroquial, a fonte inesgotável de unidade e de paz.”

O novo pároco emitiu a profissão de fé segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica, o Credo Niceno Constantinopolitano, e em seguida, um especial juramento de fidelidade, relativo aos particulares deveres inerentes ao cargo assumido.

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América e do México:

“Porque em verdade, tenho a honra de ser a mãe misericordiosa de todos vocês; tua e de todos os povos aqui nesta terra unidos e dos demais diferentes homens, que me amam, os que a mim clamam, os que me buscam, os que me honram confiando em minha intercessão. Porque ali estarei sempre disposta a escutar seu pranto, sua tristeza, para purificar, para curar todas as suas variadas misérias, suas penas, suas dores”, acrescentou a Mãe das Américas.

“a perfeita sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus”.

“Não se perturbe teu rosto, teu coração… Não estou eu aqui, tua Mãe?”, disse a Virgem de Guadalupe ao aflito Juan Diego em 12 de dezembro de 1531.

Confira AQUI as fotos do Evento