Chegada do Pe. Vagner à Paróquia do Verbo Divino – 6 de dezembro de 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Às 18h deste 6 de dezembro, chegou em nossa Paróquia o Pe. Vagner Uilson Apolinário, SVD, que tomará posse como Pároco no próximo dia 12 de dezembro. Alguns paroquianos, membros do CPP e CPAE, o recepcionaram com boas vindas, na casa paroquial e faixas com mensagens acolhedoras foram espalhadas pela área externa.

Segue abaixo um lindo texto no qual Pe. Vagner se apresenta à toda a comunidade.

APRENDER E SERVIR

“Apascentai o rebanho de Deus que vos é confiado, velando por ele, não por coação, mas de bom grado, como Deus o quer; não por cobiça, mas por dedicação. Não exerçais um poder autoritário sobre aqueles que vos couberam por partilha; mas tornai-vos modelos do rebanho.” (1Pd 5,2-3)

Queridos paroquianos,

Penso que é bom começar me apresentando. Após minha nomeação como pároco da Paróquia Verbo Divino, comecei a rezar por vocês e também para que eu esteja à altura da missão que o Senhor agora me confia. Ao chegar a Brasília, tomarei um tempo inicial para conhecê-los e também para que vocês me conheçam. Esta é a primeira vez que vou à capital federal, e o faço com alegria. Sigo o pensamento de São José Freinademetz, “O melhor lugar do mundo é aquele onde o Senhor me quer”, e vou, com muita alegria, para esse lugar que o Senhor escolheu para mim.

Não gosto de ser autorreferencial, mas penso que devo dizer algumas palavras sobre mim, para que vocês comecem a me conhecer. Sou de Aracitaba, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, com cerca de 2.500 habitantes, na qual todos se conhecem. Sou o primeiro filho de um militar da reserva e de uma dona de casa, pessoas simples que me transmitiram a fé e me educaram nos valores daquela comunidade. Nasci no dia 24 de janeiro de 1976. Sete anos depois de mim, veio meu irmão. Minha infância foi naquela localidade pequena, onde o tempo passa devagar e os valores comunitários são muito fortes.

Minha vocação surgiu de meu engajamento na paróquia local, Nosso Senhor do Bonfim, onde comecei a engajar-me com a Pastoral da Juventude e logo com a catequese e liturgia, até assumir outros ministérios, como o da Palavra, das exéquias e a coordenação do Conselho de Pastoral Paroquial. Minha vida, já como adolescente, girava em torno à Igreja e, dessa forma, minha vocação ao sacerdócio surgiu como algo muito natural.

Antes, porém, de dar o passo definitivo, ingressei na universidade, em Barbacena-MG, onde cursei História. Ao terminar a graduação, senti que Deus continuava me chamando e discerni a opção à vida religiosa e missionária na Congregação do Verbo Divino. Ingressei na comunidade do propedêutico verbita, em 2001, ainda em Barbacena. Nesse mesmo ano, enviaram-me para Belo Horizonte para cursar a Filosofia. Em 2003, realizei o noviciado em Juquiá-SP e, no dia 6 de janeiro de 2004, professei os primeiros votos de pobreza, obediência e castidade na Congregação do Verbo Divino. Depois disso, estive um ano em Diadema–SP, onde comecei os estudos de Teologia no Instituto São Paulo de Ensino Superior (Itesp).

Em 2005, fui enviado à Espanha, onde permaneci por sete anos e meio. Em Madri, completei os estudos de Teologia na Universidad Pontificia de Comillas. Também foi na Espanha que professei os votos perpétuos, em 8 de setembro de 2008, Festa da Natividade de Nossa Senhora e aniversário da Congregação do Verbo Divino. Fui ordenado diácono em 29 de novembro do mesmo ano e, em julho de 2009, vim ao Brasil para ser ordenado sacerdote em minha paróquia natal, no dia 25 de julho de 2009, Festa do Apóstolo São Tiago. De regresso à Espanha, atuei como vigário paroquial da Paróquia Virgen del Alba (Nossa Senhora da Aurora), enquanto concluía o mestrado em Teologia Bíblica. Em 2012, regressei ao Brasil para assumir a formação dos seminaristas em Belo Horizonte.

Na capital mineira, também permaneci sete anos e meio, sendo responsável pela formação dos aspirantes e, logo, dos postulantes. Durante esse tempo, também colaborei como vigário paroquial da Paróquia Verbo Divino, em Contagem-MG, fui capelão da Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus, colaborei durante um tempo na pastoral do Colégio Arnaldo, além de exercer algumas atividades internas na província religiosa da Congregação do Verbo Divino.

No fim deste ano, recebi a proposta de assumir a Paróquia Verbo Divino de Brasília. Vou com alegria e com duas disposições: aprender e servir.

O desejo de aprender é necessário para quem, como eu, conhece pouco de Brasília, de sua realidade e do povo que a habita. Também é necessário para quem assume pela primeira vez a função de pároco. Sei que a graça de Deus me acompanha e também me tranquiliza saber do excelente trabalho realizado pelo Pe. Denzil Crasta, a quem sucederei. Padre Denzil, por onde passa, deixa tudo organizado. Já o sucedi anteriormente, quando cheguei à formação, em 2012, e ele, com muita sabedoria, disponibilidade e espírito fraterno, introduziu-me nesse ministério.

Servir deve ser a disposição fundamental de todo cristão e mais ainda de quem recebe o ministério de coordenar e animar uma comunidade paroquial. Vou com este espírito. Quero colocar os meus dons a serviço dos irmãos e imãs da Paróquia Verbo Divino, sendo instrumento do amor de Deus, de sua graça e misericórdia. A citação da Primeira Carta de Pedro que encabeça este texto reflete o meu desejo de servir. Eu a tomo como uma de carta de intenções, um ideal, ao que procuro me aproximar, ainda que ciente de minhas limitações. Que Deus me ajude!

O dia escolhido para o início de meu ministério é 12 de dezembro, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Que data feliz! Alegra-me iniciar este serviço sob a proteção da Virgem Maria. Que ela interceda por mim e por essa paróquia, para que sejamos fiéis discípulos de seu filho Jesus, o Verbo Divino, e aproximemo-nos do Senhor, celebrando sua presença em nossas vidas e levando-o até os demais.

Espero que, em breve, nós nos encontremos, nos conheçamos melhor e, juntos, trabalhemos pelo Reino de Deus.

Na caridade do Verbo,

Pe. Vagner Uilson Apolinário, SVD

Confira aqui AS FOTOS da recepção

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *