Dom Valdir Mamede

Kairós x Chronos: quando Deus se manifesta!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você saberia dizer a diferença entre Kairós e Chronos? De origem grega, Kairós significa o tempo oportuno. Teologicamente, passou a ser usado como tempo de Deus. Já o Chronos é o tempo do relógio, daí vem a palavra cronômetro.

Foi exatamente sobre essa dualidade que falou Dom Valdir Mamede em sua palestra de formação na noite desta terça-feira (1º/08), na Paróquia do Verbo Divino. Bancos cheios para ouvir um pouco dessa sabedoria.Dom Valdir Mamede

“Desde o Antigo Testamento Deus prepara o povo escolhido para o momento da vinda de Jesus Cristo. Já quando pecado entrou no mundo Deus prometeu, no protoevangelho, que a descendência da mulher esmagaria a cabeça da serpente”, esclareceu o bispo, que é responsável pelas paróquias da Asa Norte.

O pecado é a liberdade usada de forma desviada do caminho da história da salvação. Ele explicou que a história do povo de Deus é, na verdade, uma história de fidelidade de Deus. Deus é sempre fiel e sua história da salvação culmina com Jesus Cristo: “Ele é anunciado, sua vinda é preparada e, Dom Valdir Mamedequando a maturidade dos tempos é alcançada, temos a encarnação do Verbo. É o elemento divisor: o que era promessa, agora é realidade apalpada”.

Em Mc 1, 15, no sumário está escrito: “O Reino de Deus chegou, convertei-vos e crede no Evangelho”. Isso significa que chegou o tempo da mudança de vida, isto é, da conversão e o tempo de viver segundo a fé, de crer no Evangelho. A ação de Jesus, como explicou o bispo, é a manifestação de que o Reino chegou. Agora, cabe às criaturas tomarem atitudes para obter a cidadania deste Reino, como o caminho pedregoso, a estrada mais estreita que são os únicos que terminam em Jesus.

Porém, neste caminho, têm-se altos e baixos, resultados da liberdade que Deus concedeu a nós. Por isso vale a dica do diretor espiritual de D. Valdir: “Não conversem com o Diabo, ele é bom de língua”. O dedo de Deus atua para a salvação, mas a liberdade das criaturas, às vezes, anula o projeto de Deus e Deus respeita essa liberdade.
A vitória definitiva dessa história da salvação é a ressurreição de Cristo. Mas a história continua depois com a Igreja, os Atos dos Apóstolos e agora com a gente! Devemos anunciar o Evangelho. Como? Pregando que Deus é fiel e que devemos buscá-lo sempre, mesmo nas adversidades. “Hoje estamos vivendo a continuação do Kairós, um tempo de graça em que é importante manter a meta diante dos olhos. E qual é a meta? Depende, como diz o autor medieval, Hugo de São Vitor, ‘para quem não sabe aonde chegar, qualquer caminho é certo. Para quem sabe aonde quer chegar, nenhum outro caminho serve, senão aquele que conduz à meta’”, disse o bispo.Dom Valdir Mamede
E aí? Já sabe aonde ir? Uma dica: Jesus disse que ninguém iria ao Pai senão por Ele. Entendeu?

*Mais
D. Valdir Mamede deixou duas sugestões para nos aprofundarmos no estudo da história da salvação: o filme “Êxodo” e o livro “Na escola da Fé”, de Félix Moracho. Está é uma ótima oportunidade de aprender mais, né!?

 

Quer ver mais fotos desse grandioso momento? CLIQUE AQUI.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.