Primeira Eucaristia e Crisma – 8 de dezembro de 2018

8 de dezembro, a catequese está em festa! Não poderíamos ser brindados com uma data melhor! No dia em que comemoramos a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os Santos, a primeira e maior catequista, 22 crianças de nossa comunidade receberam a Primeira Eucaristia, na missa das 10 horas, celebrada pelo nosso Pároco, Pe. Denzil Crasta, SVD

Após um necessário tempo de preparação e de terem feito sua primeira confissão, as crianças puderam enfim, ter seu primeiro encontro com Jesus Eucarístico.

Pe. Denzil exortou aos neo-comungantes a sempre buscarem Jesus: na Eucaristia, na Palavra, no Sacerdote e na comunidade reunida (missa – “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18,20))

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6, 54-56)

Na missa das 18 horas, celebrada por Dom Valdir Mamede e concelebrada pelo nosso Pároco, Pe. Denzil Crasta, SVD, foi a vez de 31 jovens e adultos receberem o sacramento da Crisma.

Por intermédio desse Sacramento, o fiel decide-se livremente assumindo sua vida como filho de Deus.

Dom Valdir é o bispo referencial para o Vicariato Norte. Em sua homilia, afirmou aos crismandos que devemos dar frutos onde fomos plantados.

Seguindo o Rito da Crisma, Os catequistas acenderam as velas dos crismandos para que pudessem fazer a renovação das promessas do batismo.

A imposição das mãos do bispo no sacramento da Confirmação é um gesto feito desde o início da Igreja e tem como objetivo comunicar o Espírito Santo e levar o batismo à sua consumação (cf. Catecismo da Igreja Católica) e a unção com o óleo do Crisma plenifica em nós a ação do Santo Espírito.

Neste tempo especial do Advento, em que nos preparamos para a chegada do Menino Deus, um singelo presépio está sendo montado aos poucos, conforme a tradição da igreja. Dentro da pequena gruta duas pequenas imagens já compõe o cenário dessa abençoada espera: o bondoso São José e Nossa Senhora grávida, renovando assim, a nossa esperança na vinda definitiva de Jesus, nosso Salvador!

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”  (At 2,1-4)

Confira aqui as fotos desses dois momentos especiais na vida de nossa comunidade

*Fotos da Primeira Eucaristia e Crisma cedidas pelo fotógrafo Josemar