Palestra Dom Valdir Mamede

Dom Valdir Mamede faz palestra para explicar ensinamentos do Papa Francisco sobre meio ambiente.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Laudato Si: Louvado Seja Deus

Você já ouviu falar da Encíclica do Papa chamada Laudato Si?

Se não, preste atenção nesta reportagem para entender um pouquinho. Dom Valdir Mamede esteve na Paróquia do Verbo Divino nesta terça-feira (04/04) para explicar um pouco do que o Papa Francisco nos ensina sobre os cuidados com o meio ambiente.

Aliás, não é só de meio ambiente que a Encíclica fala. O Papa faz também uma crítica ao comunismo e ao desenvolvimento irresponsável das nações. O Santo Padre ainda apela por uma mudança e uma unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Já sabe onde vamos chegar, né!? Claro, no tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E a campanha ainda traz um lema, isto é, uma frase de motivação: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

O bispo enumerou várias observações importantes que o Papa Francisco fez. Por exemplo, a crise ecológica. A partir da Bíblia, em especial do livro do Gênesis, Deus se apresenta por meio da criação do mundo e de todos os seres vivos. Mas hoje o que vemos é a deterioração que o ser humano faz desse meio ambiente. E tudo em nome de quê? Do dinheiro, principalmente. “É preciso manter o que já temos e que passa de geração em geração, como as matas, os rios, as florestas, sem deteriorá-los. Um exemplo que o Papa Francisco dá de como essa degradação está acontecendo é a grande produção de lixo que existe no mundo hoje”, explica o bispo.

Parando para pensar bem, quanto de lixo você produz na sua casa?  Não daria para optar por produtos com menos embalagens? E na hora de jogar isso fora, você separa o lixo para que se possa reaproveitar o que é reciclável? Já jogou aquele papelzinho de bala pela janela do carro? Pois é, é por meio das pequenas atitudes que o homem se mostra filho de Deus.

Segundo os ensinamentos de Dom Valdir, é preciso pensar numa “ecologia integral”, ou seja, abordar as realidades contemplativas de Deus, integrando-se as dimensões humanas e sociais. Também se deve observar uma “conversão ecológica”, com atitudes que remetem à vivência da vocação de guardiões da obra de Deus não como algo opcional, mas como parte essencial de uma existência virtuosa. “Essas atitudes implicam também gratidão e ternura pelo que Deus nos fez”, ensinou.

Em meio a tantas novidades do mundo atual, em especial as relacionadas às tecnologias, Dom Valdir ressaltou que não se pode inverter as relações: “A tecnologia que não está a serviço do homem, escraviza-o. Essas novas formas de escravidão também estão surgindo em virtude das grandes propriedades adquiridas por grandes grupos”, frisou ele. A Encíclica explica que “a tecnologia, que, ligada à finança, pretende ser a única solução dos problemas, é incapaz de ver o mistério das múltiplas relações que existem entre as coisas e, por isso, às vezes resolve um problema criando outros”.

Por fim, Dom Valdir Mamede esclareceu que a internacionalização da Amazônia deve ser vista com extremo cuidado, em especial, por causa do cenário de possíveis conflitos em razão da água e da abundância desse recurso natural naquele ecossistema. “Há propostas de internacionalização da Amazônia que só servem aos interesses econômicos das corporações internacionais”, escreve o Papa Francisco.

Quem foi à palestra, conseguiu tirar dúvidas e fazer comentários com o bispo sobre a Encíclica. Mas não fique triste se você não pode ir. Que tal começar a fazer a diferença dentro da sua casa, no meio da sua família e dos seus amigos? É uma ótima maneira de por em prática o que o sucessor de Pedro nos ensina. E se você quiser ler a Encíclica Laudato Si na íntegra e estudar todos os pontos levantados pelo Papa Francisco, pode encontrar a versão em português direto no site do Vaticano neste link: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

 

A paz do Senhor!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *