Luto na Família Verbita – Falecimento do Pe. Francisco – 1º de janeiro de 2022

“É com pesar que anunciamos o falecimento do Pe. Francisco Batungbacal. Ele fez a sua páscoa hoje na parte da tarde, 01 de janeiro de 2022, em Juiz de Fora/MG. O velório será na capela da casa da Comunidade. A missa de corpo presente será às 10:00 da manhã de amanhã, dia 02/01 e o sepultamento está previsto para às 12:00 horas, logo após a Missa.”

Foi o comunicado enviado pelo nosso pároco, Pe. Vagner Apolinário, SVD. Essa notícia, embora triste para nós, nos remete à passagem bíblica:

“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.” (2Tm 4,7-8)

Assim foi nosso querido Padre Francisco Iñigo Santos batungbacal, SVD. Em sua missa de despedida, no dia 13 de outubro de 2019, quando foi transferido para Juiz de fora para tratar da saúde, manifestou seu desejo de retornar ao nosso convívio paroquial, dizendo:  “Ontem foi a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, hoje teve a canonização de Irmã Dulce, que agora é chamada de Santa Dulce dos Pobres, e hoje é minha despedida. Conto com a oração de todos vocês e espero retornar a essa paróquia muito em breve.

Não foi possível retornar à nossa comunidade. Neste especial dia de Santa Maria, Mãe de Deus, seguiu rumo ao céu para o encontro com o Justo Juiz.

O Pe. Francisco foi Vigário de 2018 a 2019, quando participou ativamente das celebrações e eventos em nossa Paróquia do Verbo Divino, em Brasília.
Deixa muitas saudades em nossa comunidade!

Confira as matérias anteriores sobre o Padre Francisco:

Pe. Francisco Iñigo Santos Batongbacal, SVD – 44 anos de dedicação e amor a Jesus

Final de semana da padroeira, de canonização e de despedida

Fotos da despedida do padre Francisco 2019

Fotos do Padre Francisco