Missa em preparação para a celebração do Ano Jubilar Paroquial – 2 de janeiro de 2022

Aproxima-se o momento de celebrar o Jubileu de Ouro pelos 50 anos do decreto de criação da Paróquia do Verbo Divino e de diamante pelos 60 anos do começo de sua caminhada.

Hoje, 2 de janeiro de 2022, a comunidade se reuniu para a missa mensal em preparação para o Ano Jubilar Paroquial. Essa festividade acontecerá no dia 2 de fevereiro. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Ricardo Ferreira, pároco da Paróquia São José Operário e concelebrada pelo nosso pároco Pe. Vagner Apolinário, svd.

Rezamos também neste dia, pela alma do Pe. Francisco Iñigo Batungbacal, svd, que fez sua páscoa ontem, em Juiz de Fora. Pe. Francisco foi Vigário de nossa paróquia de 2018 a 2019.

Pe. Ricardo fez a leitura do Anúncio do dia da Páscoa, explicando que, neste dia em que celebramos a manifestação do Senhor (Epifania), recordamos que o centro da vida cristã é a Páscoa do Senhor, o Tríduo Pascal – onde celebramos a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

Sobre a liturgia, instruiu que Deus não quis manifestar-se somente a uma pequena parcela, ao pequeno povo de Belém ou aos que estavam em Jerusalém, mas quis revelar-se à todas as nações, conforme cantado no Salmo responsorial. Recordou que iniciamos o Natal do Senhor, a noite santa, rememorando a profecia de Isaías que diz: o povo que estava na escuridão viu uma grande luz. Essa luz é Jesus que norteia nossa vida. Já desde o antigo testamento, o povo era conduzido pelos sinais de Deus, assim como nós. Frisou que Deus sempre nos dá sinais de que caminha conosco e que é necessário termos cuidado para não nos tornarmos insensíveis para enxergar esses sinais. Deus se revela nas pequenas coisas. Alertou-nos para que não percamos as oportunidades de nos encontrar com Deus. Assim como os reis magos mudaram sua direção após o encontro com Jesus, também nós, quando temos um encontro com Cristo e verdadeiramente nos deixamos encontrar por Ele, não podemos voltar pelo mesmo caminho e continuar fazendo as mesmas coisas. Que saiamos das portas da igreja desejosos de sermos pessoas melhores e que nosso espírito seja mudado pela ação da Palavra e da Eucaristia.

Que esses 60 anos de nossa Paróquia do Verbo Divino, onde Deus se manifestou inúmeras vezes através dos acontecimentos, dos sacramentos, das pessoas que aqui trabalharam, que doaram suas vidas, que foram sinais de Deus, sejam também manifestações do grande, do belo e do extraordinário amor de Deus por nós! foram os desejos do celebrante Pe. Ricardo Ferreira para nossa comunidade.

Confira AQUI as fotos