Missa da Noite de Natal – 24 de dezembro de 2020

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. (Is 9,1)

Nesta noite de natal, duas missas foram realizadas em nossa paróquia. A primeira foi celebrada às 19h pelo nosso vigário Pe. Carlos que, em sua  homilia, nos falou da humildade do nascimento do Menino Jesus, que escolheu nascer na simplicidade para dar, principalmente aos mais fragilizados e pequeninos, a facilidade de se aproximar desse salvador que é o Príncipe da Paz e que é a luz. Para que possamos segui-lo, temos que viver na reconciliação, no perdão, na caridade, na escuta do anúncio de Deus. Na força da frase do anjo aos pastores “Não tenhais medo”, exortou-nos a ter mais fé, pois o natal nos traz esperança. Jesus nasceu e vive no meio de nós. Peçamos perdão pela nossa falta de fé, pela nossa falta de entrega. Hoje nasceu para nós um salvador que é o Cristo Senhor!

A missa das 21h foi celebrada pelo nosso pároco, Pe. Vagner, que nos disse que as trevas às quais se refere o profeta Isaías na primeira leitura são o exílio no qual se encontrava o povo de Israel, mas que há trevas maiores. No nosso mundo há muitas trevas, pessoais e coletivas: Há a treva do pecado, a treva da ausência de Deus, a treva da violência em nossas cidades, a treva da desigualdade, do preconceito. Durante este ano de 2020, o mundo teve que conviver com a treva de uma pandemia que transformou nossas vidas, trazendo incerteza, medo e, em alguns casos, acirrando nossas divisões.

Nos motivou dizendo que, no entanto, há esperança: “nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado”. Este menino é Deus mesmo que vem nos visitar e habitar entre nós. Ele é a luz que ilumina as nossas trevas. Quando estamos na escuridão não conseguimos enxergar.

A escuridão do mundo não nos detém, porque temos a luz que é Jesus. Ele ilumina o nosso interior e nos capacita a agir segundo a sua vontade. E que, conforme escutamos na segunda leitura, da carta a Tito: “ele nos ensina a abandonar a impiedade, as paixões mundanas e a viver nesse mundo com equilíbrio, justiça e piedade. Ele ilumina primeiro a nós, a cada um de nós individualmente, para que assim, iluminemos o mundo.

Nesse contexto, instruiu que a presença de Deus em nosso mundo se dá de forma discreta, em uma manjedoura, em meio aos animais, pois não havia lugar para eles na estrebaria. Os pastores são os primeiros a receber a notícia. Não eram mensageiros muito críveis, mas é a eles que o anjo anuncia “encontrareis o recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. Uma pobre criança, frágil, em um lugar simples, em uma família simples, revelado a uns pobres e simples pastores. É assim que nosso Deus vem ao mundo. É assim que a luz de Cristo faz sua entrada no mundo. Quem poderia dizer, ao contemplar aquela cena, que Deus mesmo, a luz do mundo, aquele que vem afastar a escuridão estava ali presente?

Finalizou sua homilia dizendo que é assim, irmãos e irmãs, que a luz de Cristo vem a nós, na simplicidade. Esta festa que nós celebramos com grande aparato, com missas solenes, com luzes, com ceias e festas, continua sendo a festa do menino luz, que vem a nós na simplicidade. Ainda hoje ele vem a nós dessa forma. Em pequenos acontecimentos de nossa vida, de maneira simples, sem muito estardalhaço Ele vem a nós. É preciso reconhecer a sua presença e acolhê-lo. Não nos conformemos com a escuridão. Hoje nasceu para nós o salvador, que é Cristo, o Senhor. Deixemos que Ele nos ilumine.

Em seguida, convidou a comunidade a acolher os 6 novos membros do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE:

Diogo Sousa
Evelyne Zoraide Ferreira Alves
Frederico Viana Alves
Perolice de Araújo Puccini
Seli Rieck Letterman
Susana Santos Sandes Gomes

Que Deus os abençoe nessa importante missão de levar a Eucaristia aos fiéis doentes e auxiliar o padre na distribuição da comunhão durante as missas.

Confira AQUI AS FOTOS

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *