Missa, Encerramento da Novena e Vigília de Pentecostes – 19 de maio de 2018
Pentecostes: a festa do Espírito Santo
“A festa agrícola que celebrava a colheita passou a ser a festa da Lei depois que Deus enviou os 10 mandamentos a Moisés e, no Novo Testamento, tornou-se a festa da descida do Espírito Santo”. Assim Padre Denzil Crasta explicou a história do Pentecostes.
As leituras desta festa trazem ainda mais significados. Lucas, na primeira leitura, narra que os discípulos estavam reunidos quando começou uma forte ventania, apareceram línguas de fogo e os sinais do Espírito Santo se manifestaram: os apóstolos falaram em línguas diferentes e todos entendiam. “Essa passagem remonta ao Antigo Testamento, a Torre de Babel, quando todos falavam e ninguém se entendia. Lucas quer dizer que recebemos uma nova lei de Deus escrita no coração dos discípulos. A nova lei é o Espírito Santo”, disse o pároco.
Já no Evangelho do dia, Jesus é quem sopra o Espírito da vida sobre os apóstolos reunidos. Padre Denzil esclarece que receber o Espírito Santo traz consequências: perdoar os pecados. “Se a Igreja não leva a mensagem do amor e da misericórdia pelo mundo, as pessoas não terão seus pecados perdoados. Por isso, essa é a missão dos discípulos, anunciar o evangelho”.
Por fim, o padre frisou a importância de prestar atenção à “sequência” rezada nesta data especial, a qual percorre o caminho do batismo até a morte com os sete dons do Espírito. “Assim, devemos sempre rezar para que o Espírito Santo inunde nossas vidas com os sete dons e nos ajude a vencer obstáculos como o ciúme, o orgulho. Como diz Paulo, na segunda leitura, há vários dons, mas um só Espírito. É ele que nos traz para junto do corpo de Cristo. Ele é a cabeça e nós o corpo”, explicou o padre.
Após a Santa Missa, foi realizado o encerramento da Novena de Pentecostes nas quadras, cujo tema foi “O Espírito promove a liberdade”. Muito louvor, orações e uma linda pregação sobre o tema “Maria cheia do Espírito Santo”, baseada no texto bíblico Lc 1, 30-45 e proferida pelo pregador Carlos, da Paróquia Santa Terezinha, de Taguatinga.
Para encerrar a noite, os presentes fizeram Adoração a Jesus Sacramentado, na Vigília em preparação para o dia de Pentecostes, recebendo a bênção do Santíssimo Sacramento conduzida pelo nosso Pároco Pe. Denzil.
Confira aqui as fotos desses momentos
Confira aqui as fotos da Novena de Pentecostes nas Quadras
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!