Palavra do Pároco – março de 2020

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Queridos paroquianos,

A luz do Verbo e o Espírito da Graça estejam com vocês.

Entramos no mês de março, vivenciando o tempo da quaresma, tempo de conversão, de deixar que o Senhor toque o nosso coração para ir transformando-o pouco a pouco. Para isso contamos com a valiosa ajuda dos exercícios quaresmais: Oração, Jejum e esmola. Eu gostaria de convidá-los a uma vivência intensa da quaresma através destes três gestos.

A oração é essencial em nossa vida de fé. É através dela que estabelecemos comunicação com Deus, lhe falamos e deixamo-nos interpelar por Ele. Nossa espiritualidade católica nos proporciona várias formas de oração. Em nossa paróquia são momentos privilegiados as santas missas, celebradas diariamente, os momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, entre outros. A oração da via-sacra, que estamos rezando todas as quartas e sextas-feiras da quaresma se insere também neste contexto.

 O Jejum, nos fortalece em nossa disposição, ao fazer-nos renunciar a algo de que gostamos e nos predispõe para fazer a vontade de Deus. Junto com o jejum, sobretudo nas quartas e sextas-feiras, estão as diversas formas de penitência, que podemos realizar durante este tempo. Eu gostaria de convidá-los a participar das missas penitenciais, durante as sextas-feiras da quaresma, unindo oração e penitência, na busca de fazer a vontade do Senhor.

Por fim, a esmola (caridade), fruto da oração e do jejum, sinal de vida nova para quem escuta a Palavra de Deus e se põe a caminho. São várias as formas pelas quais podemos exercer nossa caridade. O essencial é ter o coração aberto para acolher o irmão que sofre e que necessita de nosso gesto solidário. A Campanha da Fraternidade, proposta pela Igreja do Brasil a cada ano é uma excelente oportunidade para exercer nossa caridade. O tema deste ano “Fraternidade e Vida: dom e compromisso e o lema “viu, sentiu, compaixão cuidou dele”, inspirado na parábola do Bom Samaritano, nos convidam a olhar com atenção e misericórdia as inúmeras situações em que a vida humana é ameaçada.

Não deixemos de aproveitar a oportunidade para nos reconciliar com Deus, através destes três exercícios quaresmais e recorrendo também ao sacramento da Reconciliação. Nossa paróquia tem um horário bastante adequado para as confissões e ainda teremos durante este mês o mutirão de confissões no dia 10, com a presença de outros sacerdotes de nosso setor III. Nas demais paróquias do Setor este mutirão também acontecerá. Aproveitemos esta oportunidade.

No dia 8 de março nossa paróquia dará início oficialmente às atividades pastorais do ano, dando graças a Deus pelas nossas pastorais e movimentos e pedindo ao Senhor força para cada um dos nossos agentes de pastoral paroquial. Será um momento oportuno para celebrar como família a nossa unidade paroquial, o ser família Verbo Divino. Esta celebração dar-se-á em dois momentos: A Santa Missa, às 10h, onde entregaremos ao Senhor nossos grupos paroquiais e seus membros e o almoço paroquial, onde festejaremos nossa vida em família e ainda poderemos colaborar para cobrir os custos do Encontro de Casais com Cristo – ECC, que acontecerá no segundo semestre.

No dia 25, celebraremos a festa do nosso padroeiro, o Verbo Divino. A Solenidade da Anunciação do Senhor marca o momento da encarnação do Verbo no ventre de Maria. Celebraremos com alegria, com um tríduo que começará no dia 22. Espero que todos possam participar.

Queridos paroquianos, continuemos firmes em nossa fé. Que este tempo da quaresma nos entusiasme para que, com um coração novo, sirvamos ao Senhor a cada dia e possamos, ao final desse período, celebrar com alegria renovada a ressureição do Senhor Jesus.

Pe. Vagner Apolinário, SVD – pároco

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *