Vigília Pascal – Nosso coração se enche de alegria, o Senhor venceu a morte e ressuscitou! – 3 de abril de 2021

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A celebração da Vigília Pascal é a mais importante entre todas as celebrações cristãs. Nela comemoramos a ressurreição de Cristo.

Durante o Sábado Santo, dia de recolhimento, silêncio e orações, através da Sagrada Escritura, rememoramos que Jesus está morto.

Participando da Vigília Pascal e meditando as leituras, contemplamos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É o cumprimento de todas as promessas de Deus e somente unidos a Ele e a Cristo, podemos vencer o pecado e a morte.

Neste difícil tempo de pandemia, vivenciamos angústias, medos e aflições, morte e luto de entes queridos. A esses sofrimentos, associamos o sofrimento de Jesus na cruz, na certeza de que Deus está conosco e não nos abandona.

Ao acender o Círio Pascal, a luz de Cristo dissipa as trevas de nosso coração e de nossa mente e nos abre à esperança de um tempo novo e melhor.

Em sua homilia, nos disse Pe. Vagner: É verdade que o Senhor passou pelo sofrimento. Foi pregado e morreu na cruz. Foi colocado em um túmulo, porém o sofrimento não Lhe deteve. A cruz não Lhe reteve. O túmulo não O conteve. O Senhor ressuscitou. Está vivo. É vitorioso e vive no meio de nós. A vitória de Cristo é também a nossa vitória. Nós também, em nossas vidas, passamos pelo sofrimento, enfrentamos a cruz, tememos a nossa morte e a de amigos e familiares, mas também saímos vitoriosos porque o Senhor venceu a morte. Porque o Senhor ressuscitou e nos dá a força e com a força da Sua ressurreição é que nós enfrentaremos a morte, suportaremos o sofrimento e, inclusive, a cruz, quando a cruz vier como realidade em nossas vidas…. Também somos vitoriosos porque o Senhor nos ama e desde o começo dos tempos, tem um plano de amor para nós e é isso que escutamos hoje na liturgia desta noite santa, nesta santa vigília…

…. Somos agora, Homens e mulheres novos, renovados pelo batismo do Senhor. O Senhor ressuscitou! Essa é a grande notícia! A Boa Nova, a grande alegria que anunciamos nesta noite e que nos dá a possibilidade de renovar nossa vida, nosso mundo e fazer deste mundo, um mundo novo. Deus vai completando a obra da criação. Essa obra que escutamos na 1a Leitura, esse mundo bom que Deus criou e que foi pervertido pelo pecado, pode ser mudado, renovado. Colaboremos com a obra de Deus e façamos o mundo novo com a força da ressurreição. Podemos começar por nós mesmos? Você pode começar por você? Se você começar por você e eu por mim, se começo me renovando, então, sim, o mundo todo será renovado, instigou-nos o celebrante.

Alegremo-nos Irmãos e irmãs nesta noite Santa e com a força da ressurreição do senhor busquemos nos renovar, enfrentar o sofrimento, a nossa dor, a cruz. O mundo vive essa grande cruz da pandemia, que tem causado tantas mortes. Enfrentemo-la com coragem e com a certeza de que o senhor está ao nosso lado, sem deixar de lado os cuidados necessários. Colaboramos com a graça de Deus e a graça de Deus não anula a nossa capacidade, não anula a nossa natureza, mas a plenifica para levá-la ao máximo onde possa ir. Deus com a Sua graça não anula a nossa humanidade, mas nos faz ser perfeitamente humanos… Nesta noite santa, nós que fomos batizados, queremos, atendendo ao convite do Senhor, renovar o nosso compromisso batismal e ao renová-lo, busquemos ser homens e mulheres novos, como o Senhor quer de nós! concluiu nosso pároco e passou à renovação das promessas batismais.

Confira AQUI as fotos

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.