Justiça, Misericórdia e Paz: momento de reflexão…
Era 0h quando iniciou-se a Missa da Justiça e da Paz, celebrada pelo padre Xavier. Em um tom realista, o celebrante explicou que mesmo os que promovem a guerra, a violência, buscam a justiça por ser um anseio próprio do ser humano.
À luz da Palavra de Deus, Xavier buscou esclarecer o conflito que há entre justiça e Misericórdia: “Nas bem aventuranças, encontramos que ‘Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!, Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!’ Sabemos que ser justo é dar aquilo que a pessoa merece, ao contrário da misericórdia. Como entender que Deus, então, é justo e misericordioso?”
Ao encontro da última Missa, o celebrante enfatizou que sempre receberemos o que é justo da parte de Deus porque tudo o que Ele faz é bom para nós. “Deus tem os melhores critérios para aplicar a justiça de modo que Ele sabe dosar a aplicação das penas, tendo, então, a Misericórdia. Não se preocupem, Ele sabe o que faz, na realidade, como sempre, o problema, o conflito, está em nós que ora queremos justiça, ora queremos Misericórdia”.
Padre Xavier fundamentou muito bem a relação entre a Misericórdia e o perdão mostrando que todos temos direito a errar e o que o Senhor, sempre justo, mas sabendo de nossas fraquezas, oferece o perdão pelas nossas faltas, oferece a Misericórdia Divina, tendo em vista que não se quer mais cair nos mesmos erros. Por isso, a justiça refere-se ao passado e a Misericórdia, ao futuro.
“O que parece ser conflituoso, então, não é e coexiste muito bem porque o nosso Deus é um Deus da paz, e essa paz não existirá senão houver o perdão, senão houver a Misericórdia. SOMENTE o perdão reestabelece a paz, e nada mais! Portanto, meus irmãos, dar o perdão é ter Misericórdia para alcançar a paz, mesmo que ocorram as injustiças no passado”.
Ao final, houve uma oração pela Justiça e pela Paz no mundo, e uma outra contra violência. Os presentes receberam uma benção especial por meio da aspersão da água.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!