Formação Missionária – Conselho Missionário Paroquial – 19 de março de 2022

“A paixão pela missão é o coração da Igreja”

Aconteceu em nossa paróquia, no dia 19 de março, a Formação Missionária organizada pelo Conselho Missionário Paroquial (Comipa).

A tarde formativa foi conduzida pelo padre Maurício Jardim, atual coordenador continental das Pontifícias Obras Missionárias. Estiveram presentes o pároco padre Vagner e o vigário padre Carlos, além de outros religiosos. A comunidade participou ativamente de todo o momento e, junto ao grupo, estiveram ainda irmãos e irmãs que vieram da Paróquia São João Batista do Gama.
A tarde teve início com uma oração conduzida pelo padre Vagner que, junto aos presentes, invocou o Espírito Santo e ouviram a leitura da passagem de Atos 1, 6-9: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
Padre Maurício iniciou a formação apresentando a Igreja missionária, dando ênfase à visão missiológica e explicando que a Igreja tem uma natureza missionária com quatro prioridades. São elas: a formação missionária, sendo hoje o maior desafio da Igreja; a animação missionária, a missão ad gentes – além fronteira e o compromisso profético social.
Com muito zelo e sabedoria, padre Maurício levou a uma imersão sobre o conceito de missão, “temos a mesma dignidade de filhos de Deus e igualdade de todos os batizados. Somos responsáveis pela vida e missão da comunidade”. Desde o início da vida,  todos são chamados à missão, pois cada cristão é uma missão, segundo o desígnio de Deus Pai. O desafio hoje é revitalizar o modo de ser católico e compreender que a missão é algo externo também ao ser cristão, o dinamismo missionário que brota da Trindade, onde a missão nasce, desinstala e nos faz ir além, enfatizou o sacerdote ao lembrar a necessidade de compreender que o ponto de partida da vida é a missão. “Todo homem, toda mulher é uma missão, a razão pelo qual se vive na terra”.
Padre Maurício jardim recordou a missão de Santa Teresinha, aquela que, sem nunca ter saído do Carmelo, através da oração e intimidade, tornou-se a padroeira das missões. Nossa presença e testemunho precisam ocupar toda a nossa vida. Em todas as nossas ações precisamos ser reflexos de Cristo ao outro. Citou ainda São José, santo do dia, que foi exemplo de missão com sua própria vida. Os Evangelhos  sempre mostram Cristo e os apóstolos voltados para as pessoas, em missão. O Espírito Santo é criativo e atual, nos ajuda na abertura para Cristo. “Não há nada mais importante que assumir nossa missão de batizados e enviados”. Através de um exemplo simples, uma bicicleta, padre Maurício explicou que a roda tem um eixo que é a missionariedade, e as pastorais e movimentos são os raios, juntas caminhando sempre.
A missão para todo cristão é tarefa eclesial e possui três âmbitos: o primeiro com aqueles fiéis que já participam da comunidade, dentro e fora de casa; o segundo, abrange o cuidar das pessoas batizadas que não participam mais da comunidade, âmbito da nova evangelização;  e o terceiro – aqueles que estão fora da Igreja que não conhecem Cristo. Além fronteira, local e universal, ad gentes (= aos povos).
Padre Maurício encerrou sua fala encorajando a todos os presentes e citando que Deus nos antecipou na missão, enviando seu Filho Jesus Cristo. Para uma verdadeira e frutífera cooperação missionária, são necessárias três coisas: comunhão espiritual, comunhão dos bens materiais e entrega de vida. A tarde de formação foi finalizada com a apresentação de fotos de missões no mundo inteiro e o Hino Missionário.

Ao final foram apresentandos os membros do Comipa e a intenção do Conselho em integrar as pastorais e movimentos da paróquia para a ação missionária.

Confira AQUI AS FOTOS