Missa de abertura do Mês Missionário Extraordinário – 1º de outubro de 2019

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO – “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”

Despertar todas as pessoas para viver a missão e testemunhar o Evangelho nos diversos ambientes, bem como prestar assistência concreta e orar pelos missionários que partem para anunciar Cristo. Essas foram as intenções do Papa Francisco ao proclamar outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes.”

“Hoje em dia há muita gente que não conhece a Jesus Cristo. Por isso é tão urgente a missão ad gentes, na qual todos os membros da Igreja estão chamados a participar, já que a Igreja é missionária por natureza: a Igreja nasceu ‘em saída’.” (Papa Francisco)

Em nossa Paróquia, na missa de abertura às 19h, celebrada pelo Pe. Bernardo, paroquianos, com vestes nas cores representativas dos cinco continentes, entraram em procissão com os símbolos missionários e os colocaram  em um lugar de destaque ao lado do altar.

Neste dia 1º, celebramos a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma pessoa apaixonada pelo projeto de Deus, como nos disse Pe. Bernardo. Nos recordou que outubro é também o mês do Rosário e que  somos acompanhados  por Nossa Senhora do Rosário, cuja festa acontece no dia 7.  Maria vocacionada do Pai, esposa do Espírito Santo,  mãe do Verbo Divino, missionária por excelência, aquela que acolheu a palavra de Deus.

Pe. Bernardo nos exortou a questionarmos: Como estamos testemunhando que somos de Cristo? Será que somos os seguidores do Caminho, da Verdade e da Vida?

E, sobre o Sínodo da Amazônia, citando o Papa Francisco, disse:

“Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…)  A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”. (Papa Francisco)

Confira aqui as fotos da missa de abertura do Mês Missionário