Primeira missa mensal do Ano Jubilar – 2 de maio de 2021

Neste tempo de graças em que nossa paróquia celebra o Jubileu de Ouro pelos 50 anos do decreto de sua criação e de diamante pelos 60 anos do começo de sua caminhada, com muita alegria, a comunidade se reuniu para participar da primeira missa mensal do Ano Jubilar. As missas mensais do Ano Jubilar acontecerão no dia 2 de cada mês desse período festivo.

A Eucaristia foi presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada por nosso pároco, Pe. Vagner Apolinário, svd e por nosso vigário, Pe. Carlos Kelalu, svd, auxiliados pelo diácono José Algaci.

Dom Damasceno foi convidado pelo Pe. Vagner para apresentar à comunidade o seu livro “A Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios”. O livro conta um pouco da história das 30 primeiras paróquias de Brasília. No número 4.28, do capítulo 4, da página 303 ao início da 307, encontramos contemplada a história da Paróquia do Verbo Divino, desde o primeiro pároco, Pe. Francisco F. Kill até o Pe. Samuel F. do Carmo, pároco de 1994 a 2014.

Iniciando sua homilia, Dom Damasceno cumprimentou a todos e agradeceu ao Pe. Vagner o convite para presidir a celebração. Falou brevemente sobre seu livro, especialmente a parte sobre nossa paróquia. Quanto à liturgia do dia, relembrou que nesse período da Páscoa a primeira leitura é sempre do Livro dos Atos dos Apóstolos, e o texto de hoje fala da apresentação de Saulo aos apóstolos, conduzido por Barnabé. Frisou que a igreja está fundada sobre os apóstolos, cuja pedra angular é o próprio Jesus Cristo. Disse que não se pode ser igreja sem a comunhão com o Papa, que é o sucessor de Pedro e vigário de Cristo na terra… e que não há missão sem comunhão e nem comunhão sem a missão, quanto mais comunhão entre nós, tanto mais eficaz é a missão.

Jesus diz a seus discípulos: permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar frutos senão permanecerdes em mim…. Dom Damasceno falou-nos da palavra permanecer que, no texto do evangelho de hoje, aparece 8 vezes. Fez uma comparação com os dias atuais, em que tudo é passageiro e exortou-nos a permanecer com Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Temos que permanecer unidos a Ele, que é a verdadeira videira que nos dá a vida plena. …Fomos enxertados nessa videira e recebemos as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade, tripé da vida cristã. Portanto, unidos a Cristo somos chamados a produzir frutos de amor, de paz, de misericórdia, de perdão, de bondade.

Neste mês de maio, dedicado a Maria, neste ano de São José, Dom Damasceno convidou-nos a permanecer na escola de Maria e aprender a sermos discípulos e missionários de Jesus no mundo de hoje. Concluiu que somente assim nossa vida será frutuosa e útil. Cada um fazendo sua parte e contribuindo para a construção de um mundo mais humano, mais fraterno, mais justo, cuidando de nossa casa comum, para que nela todos possam se sentir valorizados e felizes.

Ao final da celebração, Dom Damasceno deu continuidade aos autógrafos nos exemplares de seu livro, adquiridos pelos paroquianos.

Confira AQUI AS FOTOS