Segunda missa mensal do Ano Jubilar – 2 de junho de 2021 – Solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Christi”

Neste dia 2 de junho, às 19h, celebramos a segunda missa do Ano Jubilar de nossa Paróquia e com muita alegria recebemos Dom Marcony Vinícius Ferreira, nosso bispo auxiliar, que presidiu a celebração.

Saudando nossos sacerdotes, Pe. Vagner e Pe. Carlos e a todos os presentes, Dom Marcony, em sua homilia, ao falar do surgimento da festa de Corpus Christi, no século XII, disse que, de fato, o dia da Eucaristia é a quinta-feira santa, quando Jesus celebrou a primeira das inúmeras missas que a igreja celebra até hoje e nunca mais deixou de celebrar porque ouviu o mandato de seu fundador: “Fazei isso em memória de mim”. Explicou que na Quinta-feira Santa, devido ao clima de tristeza próprio desse tempo litúrgico, a igreja não tinha um espaço para manifestar a alegria da presença real de Jesus na Eucaristia e relembrou como Santa Juliana de Liège, na França, em 1209, passou a ter visões que solicitavam à Igreja uma festa em honra do Santíssimo Sacramento e como essa festa passou a ser celebrada no mundo inteiro. Disse ainda que mais tarde, São Tomás de Aquino e São Boaventura, a pedido do Papa Urbano IV, prepararam os textos para a missa e para o breviário.

Essa solenidade foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV.

Explanando sobre a liturgia do dia, falou sobre a páscoa dos judeus e enfatizou que todo o sentido do sacrifício judaico é trazido para nós no Novo Testamento… é o sangue de Cristo que nos purifica.

Reforçou que nada pode se igualar a uma missa. É o sacrifício do Senhor que salva. É na cruz que o corpo de Cristo será dado e Seu sangue derramado, assim a ceia é um sacrifício antecipado…. Jesus é o alimento da vida eterna.

Agradeceu à comunidade e aos padres verbitas que passaram por nossa paróquia e que, nesses 60 anos de existência, nunca nos deixaram sem a eucaristia. 60 anos celebrando a presença de Cristo vivo no altar do sacrifício. Parabenizou e exortou-nos a nunca nos afastarmos de Jesus, que é a nossa vida, a nossa eucaristia e que testemunhemos, lá fora, com a nossa postura de vida, o que ouvimos, nos alimentamos e cremos dentro da igreja.

Confira AQUI AS FOTOS