Celebração do jubileu da Paróquia do Verbo Divino – 2 de fevereiro de 2022

Louvor, gratidão, alegria, esperança e fé são palavras que definem a celebração do jubileu da Paróquia do Verbo Divino, que aconteceu ontem, na missa das 19h.

Criada em 21 de abril de 1971, a paróquia teve início muito antes, em 2 de fevereiro de 1962, com a posse de seu primeiro pároco Pe. Francisco Kill.

A comunidade se reuniu para a grande festa destes 60 anos de caminhada, devidamente preparada ao longo do ano de 2021, com missas mensais, tríduo, eventos para angariar fundos para sua realização, confecção de camisetas, canecas, velas e materiais de divulgação, entre outros.

A Eucaristia foi presidida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília, concelebrada por nosso pároco Pe. Vagner Uilson Apolinário, svd, nosso vigário Pe. Carlos Kelalu, svd, Pe. Rafael dos Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte, além dos padres, diáconos e demais convidados, auxiliados pelos diáconos José Algaci dos santos e Ary Moura de Oliveira com a especial presença do Pe. Carlos Vieira Lima, svd, Superior Provincial da Província Brasil Norte da Congregação do Verbo Divino.

Dom Marcony, em sua homilia, falou da missão que têm os verbitas de anunciar o Verbo de Deus, levando todos ao conhecimento e enxergando em Cristo Jesus o filho do Deus vivo, o “Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós”. Frisou que todos somos convidados por Cristo, pela igreja e pelos verbitas a ser também anunciadores dessa palavra que se faz carne, dessa carne que se faz pão para nosso alimento: JESUS CRISTO o filho de Deus vivo, o alfa e o ômega, princípio e fim de nossa existência….

Relembrou que no início de Brasília não tínhamos padres e de como Dom José Newton, primeiro arcebispo de Brasília, buscou nas congregações padres que para cá viessem para que não faltassem a palavra de Deus e o Pão consagrado em nossa amada Brasília. Com carinho disse que a primeira igreja da Asa Norte foi a Paróquia do Verbo Divino. Manifestou gratidão pelo trabalho verbita que, naquele tempo, abrangia toda essa região que ia até Sobradinho, com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Planaltina com as Paróquias São Sebastião e Santa Rita. Também no Gama chegaram e anunciaram o Evangelho de Nosso Senhor.

Levou à reflexão de quantos batizados, casamentos, confissões, quantos casais, jovens e crianças acolhidas nesta paróquia, e quantas pastorais vivas nesta comunidade nesses 60 anos de existência. Hoje somos nós os artífices da continuidade da missão de levar o Verbo de Deus a ser conhecido, amado e servido.

Que esta paróquia tão amada continue a ser luz e presença do Verbo de Deus encarnado em nossa arquidiocese, desejou nosso querido Dom Marcony à toda a comunidade.

Ao final da celebração, nosso Pároco Pe. Vagner, proferiu belíssimas palavras de agradecimento a todos os presentes e acima de tudo a Deus que, nestes 60 anos, tem fortalecido esta comunidade e, através dela, chamado muitos ao Seu serviço.

Na sequência, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Sr. José Fernandes, foi convidado a falar e, bastante emocionado, deixou uma mensagem à comunidade em que relembrou toda a trajetória da paróquia e algumas pessoas muito importantes que ajudaram em sua edificação e missão de anunciar a palavra de Deus.

Após a celebração da Eucaristia, um jantar de gala foi servido, encerrando assim, as comemorações do Ano Jubilar da Paróquia do Verbo Divino.

“E viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas!”

Confira AQUI AS FOTOS