A Catequese 2019 já começou!

A catequese 2019 da Paróquia do Verbo Divino iniciou a todo vapor! Crianças, jovens e adultos se inscreveram para mais um ano de aprendizado e amadurecimento da fé.

Até o momento, estão inscritos 159 catequisandos, sendo 147 crianças e jovens e 12 adultos.

Na turma dos pequeninos, algumas crianças não dispensaram a presença de seus pais durante o encontro ou do lado de fora da sala.

No momento da Celebração Eucarística, o comportamento dos pequenos não foi diferente de outros anos. O primeiro dia é sempre de alegria, conversas, agitação, choros e questionamentos se a missa já está acabando. Temos observado que,  ao longo do ano, esse quadro tende a melhorar. As crianças aprendem a interagir e a responder às perguntas feitas pelo Padre, chegando a surpreender os adultos que também participam da missa.

Há um ditado que diz: “ninguém ama aquilo que não conhece”. É lindo perceber a evolução desse encontro com Jesus, desse conhecer e reconhecer a existência de Deus para Nele confiar e a Ele a vida entregar, como reza o estribilho do Salmo 1:  “É feliz quem a Deus se confia”.

Divulgue a catequese de nossa paróquia.

Formação:

O Papa João Paulo II nos disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai (…)”.

“A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa Palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).

Proclamação da Palavra

Em sua origem, o termo “catequese” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer”, “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim, ela tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja, que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

A missão do catequista mais do que passar as regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.

Fonte da formação: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/qual-importancia-da-catequese-para-fe-das-criancas-jovens-e-adultos/

Confira as fotos aqui